Na manhã desta quarta-feira (21), os candidatos da Capacitação (novos Guarda-vidas Civis Temporários) se apresentaram na sede do 9º Batalhão de Bombeiro Militar, em Tramandaí, para realizar a terceira etapa do concurso (sindicância da vida pregressa).
Após a entrega da documentação, os candidatos foram recebidos, na parte da tarde, pela Coordenação do Curso de Capacitação para receberem orientações acerca do início das atividades. Na oportunidade, o Comandante-Geral do CBMRS, Coronel Luiz Carlos Neves Soares Júnior, reuniu-se com os candidatos, onde fez uma breve explanação sobre a atividade de GVCT e se dirigiu aos 18 (dezoito) candidatos oriundos do litoral sul, explicando que o motivo da não realização do curso de Capacitação na Praia do Cassino, nessa Operação Verão, decorreu da inexistência de vagas a serem preenchidas na região.
"Reforçamos que não há mais vagas para novos guarda-vidas civis no litoral sul do Estado. A realização de um curso lá não seria viável pois a morfologia marítima do litoral sul apresenta diferenças em relação ao litoral norte, onde existe frequência e amplitude de ondas, correntes marinhas e formações rochosas diversas. Ao final do curso o guarda-vidas deve estar apto a realizar salvamentos nas condições apresentadas no litoral norte, onde existem as vagas disponíveis", salientou o Coronel Luiz.
O CBMRS informa que os recursos para o pagamento da remuneração dos profissionais já se encontram disponíveis. Dessa forma, as necessidades de alimentação poderão ser suportadas pelos candidatos.
"O CBMRS está sensível a demanda dos novos GVCT e disponibilizou alojamentos para que não tenham que se preocupar com hospedagem", frisou o Coronel Luiz. Comentou, ainda, que todos os guarda-vidas civis temporários são muito bem vindos na Corporação. "Tenho certeza que será uma grande oportunidade de crescimento pessoal e profissional a todos", finalizou o Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros Militar.
Texto: ACSP