Em reunião, ocorrida na manhã do dia 29/11/2013 na sede do Comando do Corpo de Bombeiros da Brigada Militar, na qual estiveram presentes o Comando Geral da BM e todos os Comandantes Bombeiros. O Coronel Fábio apresentou uma proposta de Lei de Organização Básica da BM (LOB), a qual permitirá autonomia aos bombeiros dentro da estrutura da Brigada Militar. Em razão disso, pediu apoio dos Comandantes Regionais de Bombeiros para que a referida LOB (autonomia paliativa) substitua a PEC 229/2013 (Emancipação do Corpo de Bombeiros da Brigada Militar) que já fora protocolada e atualmente tramita na Assembleia Legislativa.

 

 Após a reunião, foi aberta uma votação entre os Oficiais Bombeiros, da qual resultou uma massiva decisão em prol da PEC como único meio eficaz de construir uma instituição que atenda aos anseios da sociedade gaúcha.  No mesmo dia, o Comando do Corpo de Bombeiros encaminhou a referida decisão, via ofício protocolado no Gabinete do Comando Geral da BM.

 

Clique nos links abaixo e veja na íntegra o referido Ofício:

Primeira página do Ofício

Continuação do Ofício

 

A ABERGS parabeniza os Comandantes Bombeiros e os demais oficiais pela postura em defesa da emancipação, ratificando mais uma vez esta decisão, visto que em julho deste ano já haviam oficializado ao Comandante Geral suas decisões quanto à independência da corporação da Brigada Militar. Os oficiais bombeiros demonstram com esta atitude fidelidade aos bombeiros e à população gaúcha na busca de uma melhora na prestação de serviço.

 

Temos a convicção que a postura coerente e digna dos Oficiais Bombeiros é a mesma do Comandante Coronel Fábio, tendo em vista que em uma entrevista publicada no Informativo do PT em 2010  (clique no link e veja na íntegra a entrevista: http://www.ptpoa.com.br/txt.php?id_txt=2670), quando o então Major Fábio, Assessor Parlamentar da bancada do PT na Assembleia Legislativa e Coordenador da Setorial de Segurança do PT, afirma que a emancipação faz parte do Plano de Governo do Governador Tarso Genro e a forma como fora construída, além de justificar e defender a necessidade da emancipação.  

Imagens do site www.ptpoa.com.br

Clique na imagem da entrevista abaixo para ampliar

Major Fábio (Atual Cel Comandante da BM) defendendo a Emancipação e confirmando o tema no Projeto de Governo. 

 

Portanto, não compreendemos que o Cel Fábio, um cidadão íntegro e fiel a seus princípios e sua história como agente político esteja indo contra o tema defendido e construído junto à sociedade e materializado no atual plano de governo. A causa EMANCIPAÇÃO é permanente para a ABERGS e a postura dos Oficiais Bombeiros nos dá cada vez mais estímulo para seguirmos na luta. Ressaltamos que continuamos na expectativa de dar sequência ao tema emancipação junto ao Governo do Estado até que o mesmo seja cumprido.