Na quinta-feira (25) a Associação de Bombeiros do Estado do RS (ABERGS) reuniu-se com o Comando do Corpo de Bombeiros Militar do RS (CBMRS) para elucidar como está o andamento da estruturação da corporação.

Na oportunidade o Comandante junto de sua equipe apresentou para os coordenadores da ABERGS a proposta de projeto arquitetônico das futuras instalações do Comando e da Academia de Bombeiro Militar, por meio de um vídeo institucional.

De acordo com o Subcomandante Coronel Evaldo Rodrigues o referido projeto já foi apresentado anteriormente aos Comandantes de Batalhões, alunos do Curso Básico de Administração Bombeiro Militar (CBABM) e bombeiros militares de outros batalhões que estavam em Porto Alegre compondo uma Força Tarefa e que aproveitando a reunião com a ABERGS fariam a apresentação em sinal de parceria e divulgação.

Já para o Comandante Geral, Coronel Cleber Valinodo, o projeto arquitetônico atende todas as demandas do Quartel General e da Academia de Bombeiros. Caso concretizado o leilão de venda da atual área ao qual o bombeiro ocupa, o mesmo deve ser transferido para o Centro Estadual de Treinamento Esportivo - CETE, em Porto Alegre.

A ABERGS deixou claro ao Comando que o projeto arquitetônico apresentado é excelente, contempla a estrutura e atende aos anseios de modernização da corporação e aos servidores, contudo a entidade ainda está receosa quanto a falta de garantias para esta mudança de local. 

Logo, a coordenadoria alertou sobre a necessidade de uma análise prévia quanto aos aspectos técnicos para a viabilidade de construção naquele local, bem como em hipótese alguma deseja que se faça toda uma transação e a corporação tenha uma negativa de construção por não ocorrer uma avaliação comprobatória por parte do governo do Estado, deixando a corporação à deriva sem um local adequado e de mesmo padrão da atual localizada na Rua Silva Só, para a construção.

Assim, o projeto arquitetônico que justifica a venda da área da Academia de Bombeiro Militar (ABM) e CBMRS está adequado e previamente aprovado faltando as devidas garantias se a execução deste ocorrer única e exclusivamente na área do Centro Estadual de Treinamento Esportivo (CETE). Qualquer outro local diferente deste precisará de amplo estudo e debate, não se justificando a venda deste patrimônio com a urgência imposta pelo governo.

A ABERGS também informou ao comando que a nota oficial publicada anteriormente contra a venda, se ratifica pelo fato do Governo do Estado colocar à venda a atual área por um valor muito abaixo de mercado, utilizar a maior parte deste recurso para a construção de presídios ao invés de investir mais na Corporação, e principalmente por não ter a garantia de que o Corpo de Bombeiros seja transferido para o CETE.

O comandante informou que vai buscar estas garantias junto ao governo antes da abertura do edital de leilão. Ainda afirmou que o Bombeiro só sairá da atual área, no momento em que toda a estrutura estiver pronta junto ao CETE.

Portanto, caso se concretize estas garantias por escrito, através de um termo de compromisso junto ao Governo, seremos favoráveis, inclusive com uma nova nota oficial. “Não podemos perder nosso patrimônio e ficar à deriva. O atual governo por muitas vezes já nos deu a palavra e não cumpriu", diz o coordenador geral da ABERGS, 1° Sargento Ubirajara Ramos.

Também apresentaram o projeto junto ao Comandante o diretor do departamento administrativo do CBMRS, Tenente Coronel Darlan da Silva Adriano e o Comandante do 1º Batalhão de Bombeiro Militar de Porto Alegre, Tenente Coronel Cesar Eduardo Bonfanti.

Os coordenadores da ABERGS que participaram da reunião, coordenador geral adjunto, Tenente Coronel Ederson Franco e coordenador de secretariado, Tenente Coronel Alexandre Teixeira, avaliaram a reunião como muito proveitosa e destacaram que a ABERGS continua à disposição para o fortalecimento do Corpo de Bombeiros, que vem realizando um excelente trabalho, mesmo com a falta de recursos financeiros e humanos.

Fonte: ABERGS