Comandantes de todas as unidades do CORPO DE BOMBEIROS MILITAR do Estado do Rio Grande do Sul solicitam ao Governador à DESVINCULAÇÃO da Brigada Militar.
A ABERGS vem há muito tempo discutindo junto a universidades, órgãos públicos e privados, imprensa e sociedade em geral a Desvinculação do Corpo de Bombeiros da Instituição Brigada Militar, para que ambas as corporações possam melhor cumprir com suas missões constitucionais.
Neste mês, a luta pela independência da corporação obteve mais um grande apoio, pois os Comandantes de todas as unidades de Bombeiros do Estado reuniram-se e deliberaram de maneira unânime pela DESVINCULAÇÃO do Corpo de Bombeiros, somando-se a decisão também acolhida pelo Conselho Superior de Coronéis da Brigada Militar, solicitando inclusive que o Comandante Geral da Brigada Militar leve o pedido formal e materializado ao Governador do Estado para que o mesmo possa atender o pleito de todos aqueles que já comprovaram de maneira técnica, econômica e legal a viabilidade desta proposta.
A ABERGS parabeniza a todos os Oficiais Bombeiros que mesmo arriscando seus cargos expuseram os anseios da corporação para que a mesma possa evoluir e prestar melhores serviços a sociedade gaúcha, aos moldes dos demais Corpos de Bombeiros do Brasil e do mundo.
Esperamos ainda que o senhor Governador do Estado tenha uma visão diferenciada e se sensibilize com o pedido dos Comandantes, atendendo de fato o que já vem sendo discutido há anos, ou seja, a Criação do Corpo de Bombeiros Militar do Estado.
Acesse o link abaixo para ler o documento oficial do Comando do Corpo de Bombeiros que solicita a desvinculação, protocolado em 22/07/2013 junto ao Gabinete do Cmt Geral da Brigada Militar:
Processo nr 021164-1203-13/-4 Ofício nr 839/CCB/2013
Assista abaixo aos vídeos referentes às promessas do Governador Tarso Genro quanto à estruturação do Corpo de Bombeiros Militar Gaúcho. Vídeos do Gabinete Digital do Governo do Estado e da formatura alusiva ao dia 02 de julho de 2012, Dia do Bombeiro, em que o Governador Tarso promete mudanças na estrutura do Corpo de Bombeiros do RS: