O Corpo de Bombeiros Militar (CBM) do Amapá divulgou na quinta-feira (7) que o total das ocorrências de incêndios em 2020 foi 54% menor que em 2019. O levantamento mostra ainda uma redução de 31,5% nos casos em áreas florestais em um ano.
No entanto, houve aumento nos números de ocorrências por tipificação, como incêndios em residências, em entulhos e lixo e fogo em veículos; veja os dados abaixo:
Incêndios em residências
2019: 82
2020: 98
Incêndios em entulho e lixo
2019: 122
2020: 137
Incêndios em veículos
2019: 44
2020: 50
Incêndios florestais
2019: 503
2020: 230
Mesmo com a queda de 54% no número de incêndios florestais, esse continuou sendo o tipo mais comum registrado. O assessor de comunicação do CBM-AP, tenente Isaias Negreiros, atribuiu a baixa nas ocorrências à conscientização.
"As pessoas tenderam a cada vez menos a fazer a limpeza do terreno com uso do fogo, então há uma tendência das pessoas terem informações para evitar esse tipo de ocorrência. Cada vez mais as pessoas obtém na mídia as informações sobre as prevenções", destacou.
Macapá e Santana lideraram como os municípios do estado com maiores números registrados. A queima irregular da vegetação para limpeza da área é a principal causa dos incêndios florestais, principalmente na Zona Urbana, de acordo com o CBM-AP.
No ano passado, a corporação esteve junto com outros órgãos à frente da operação Amapá Verde, que combateu às queimadas na região. Este ano, os trabalhos devem ser intensificados.
"Deve ser reforçado através das equipes, das campanhas de prevenção, para justamente as pessoas se conscientizarem a não fazer esse tipo de limpeza com o uso do fogo nos seus terrenos, porque causa poluição ambiental e tem o perigo do descontrole do incêndio", explicou Negreiros.