* Com informações do R7 e da AE

A área entre os ministérios da Justiça, dos Transportes e de Minas e Energia virou um campo de batalha na Esplanada dos Ministérios, com confronto entre a Polícia Militar e manifestantes. A polícia começou a soltar bombas e perseguir manifestantes que participam da marcha das centrais sindicais contra as reformas e pela renúncia do presidente Michel Temer. Há focos de incêndio nos ministérios da Saúde e Agricultura. Os bombeiros tentam controlar as chamas, mas encontram dificuldades em razão de barricadas montadas pelos manifestantes. Policiais da tropa de choque de Brasília já estão dentro do Ministério da Agricultura, que foi invadido. Segundo informações da assessoria da pasta pelo WhatsApp, os manifestantes chegaram a atear fogo no auditório onde ocorrem as entrevistas do ministro Blairo Maggi e quebraram quadros da galeria de fotos de ex-ministros.

De acordo com informações do órgão, ninguém ficou feriado. Os ocupantes do prédio foram orientados a deixar o local.

Fazenda Um dos prédios da Esplanada dos Ministérios recebeu uma proteção especial. A Força Nacional de Segurança deslocou cerca de 400 homens para proteger o Ministério da Fazenda. A atuação da Força Nacional é requerida pela Secretaria de Segurança Pública da unidade federativa ao ministério da Justiça.

O prédio recebeu reforço na segurança depois que manifestantes tentaram invadir o local, quebrando vidros com paus e mastros de bandeiras. A área próxima à Fazenda agora está mais tranquila.

Depois do ministério da Fazenda, outros prédios de ministérios foram evacuados. Há fogo no térreo do Ministério da Agricultura. Os prédios do Ministério de Minas e Energia, do Planejamento, da Fazenda, do Turismo e o Museu da República, que ficam na Esplanada, foram depredados. Computadores, documentos e móveis foram destruídos.

A Casa Civil da Presidência da República determinou a liberação de todos os funcionários que trabalham na Esplanada dos Ministérios. A decisão foi tomada diante da violência de alguns grupos no local. Neste momento, todos integrantes da pasta da Saúde já estão deixando o prédio. O mesmo ocorre com integrantes de outras pastas, como Agricultura e Fazenda. O secretário da Receita Federal, Jorge Rachid, já deixou o prédio, acompanhado de funcionários, pelo prédio anexo, localizado na parte de detrás da Esplanada.

Fonte: Correio do Povo

Foto: Marcello Casal Jr. / Agência Brasil / CP