Goiânia será palco do Congresso Internacional de Bombeiros e Emergências (Cibe Brazil 2017). O evento, o maior do gênero na América Latina, acontece entre os dias 13 e 15 de setembro, e contará com a exposição de projetos desenvolvidos pela Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO), como o Conecta SUS, “Goiás Contra o Aedes”, ações da Central de Transplantes, curso prático sobre atendimentos em casos de urgência, além de coleta de sangue do Hemocentro. O evento acontece no Centro de Convenções da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO), localizado no Jardim Marilízia em Goiânia.
Para os profissionais da área da Saúde será uma ótima oportunidade para aprimorar os conhecimentos na área de resgate e primeiros socorros. Temas como a política nacional de regulação do Sistema Único de Saúde (SUS), o fortalecimento do atendimento às urgências e os papéis do Samu e do Corpo de Bombeiros nas emergências serão debatidos em palestras e mesas redondas durante o Congresso.
“Participar do maior evento de segurança e emergência da América Latina é uma responsabilidade. Estamos extremamente animados pela oportunidade de várias áreas da secretaria mostrar os serviços desenvolvidos para a população e ainda a possibilidade de promover oficinas e workshop com o foco na capacitação de profissionais de Saúde”, comenta o secretário Leonardo Vilela.
Para o superintendente de Acesso a Serviços Hospitalares e Ambulatoriais, Cleudes Baré, o evento é importante para dar visibilidade ao trabalho da Saúde Pública. “O Sistema Único da Saúde hoje tem um dos sistemas mais avançado e moderno com relação a atendimento de urgência e emergência e por isso é muito importante demonstrar isso a sociedade”, revela. Entre os palestrantes no evento estão confirmados o jornalista da TV Globo Alexandre Garcia, o filósofo Leandro Karnal, dentre outros.
No pavilhão da SES quatro grandes temas da Saúde Pública serão a atração para o público participante, estimado pelos organizadores em 10 mil inscritos e 5 mil convidados. Confira a participação da SES-GO.
Serviços de Urgência e Emergência e Central de Transplantes
No evento, a SES-GO promoverá um workshop para instrução dos protocolos de urgência para médicos e enfermeiros de todo o estado. O curso com o título “Oficina de Suporte Avançado de Vida”, será oferecido por instrutores do SIATE e SAMU 192. No local será colocada uma sala de urgência para ilustrar ações em situações de atendimento de urgência e promover oficinas práticas de Ressuscitação Cardio Pulmonar (RCP).
A área externa terá um espaço reservado para resgates e salvamento, local que haverá exposição de viaturas e motos. A organização levará ainda uma unidade de suporte de múltiplas vítimas de suporte bariátrico, de Suporte Avançado (USA), um Posto Móvel de Regulação (PML) e duas motolâncias SAMU 192.
A Central de Transplantes também marcará presença no Congresso. Na tentativa de sensibilizar os participantes do evento sobre a temática, haverá uma exposição fotográfica com doadores e receptores de órgão com a presença de pessoas transplantadas. A ação faz parte da programação da Campanha Setembro Verde.
Conecta SUS
Painéis do Conecta SUS também estarão disponíveis no CIBE BRASIL. Será levado para o evento oito painéis/monitores com os sistemas de informação, monitoramento e análise de situação de Saúde. O objetivo é fornecer a população, gestores e profissionais de saúde informações e serviços oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
“A proposta do evento é um estande reproduzindo o ambiente do Conecta SUS que detém os dados da Saúde de Goiás, então vamos levar painéis refletindo tudo aquilo que o Conecta tem de informações, com os 204 indicadores de saúde. Será possível visualizar o Sistema de Informação de Nascidos Vivos e de Mortalidade, o Boletim da Influenza, os mapas georreferenciados de informações sobre Saúde, como o monitoramento de Combate ao Aedes, dentre outras informações”, destaca Jean Pierre Pereira, gerente do Conecta SUS.
Segundo Jean, haverá ainda uma web conferências com as regionais de saúde por meio da Estação Conecta SUS, ilustrando como é o trabalho cotidiano da SES. Também será apresentado o mais novo painel do Conecta SUS, destinado ao Hemocentro, com indicadores de bolsas sangue e perfil de doadores.
Mostra temática do mosquito Aedes
A SES também oferecerá no evento uma mostra temática do mosquito Aedes, com o objetivo de ilustrar as fases de vida do vetor transmissor da dengue, zika e chikungunya – ovo, larva, pupa e adulto. Haverá ainda um microscópio para o público identificar o macho e a fêmea do mosquito e técnicos para tirar dúvidas sobre o assunto.
Nesse espaço, organizado pela Superintendência de Vigilância em Saúde, também serão expostas maquetes mostrando quais são os principais locais que o mosquito utiliza para se reproduzir e o ações básicas de manejo domiciliar e prevenção. “Este tipo de ação atrai muito a atenção das pessoas, e tem o objetivo de transformar cidadãos em agentes para a prevenção das doenças em suas residências”, comenta o coordenador de Controle de Dengue do Estado, Murilo do Carmo.
Hemocentro oferecerá posto de coleta de sangue
A grande novidade será a apresentação do painel do hemocentro no Conecta SUS onde informações em tempo real apontam como estão os estoques do Hemocentro. Ele pode ser acessado pela internet e as pessoas podem conferir que tipo sanguíneo está em nível mais crítico. “Precisamos fidelizar doadores e a informação é estratégica nesse trabalho”, defende o diretor da unidade Arione de Paula.
Será montado ainda, um posto de coleta de sangue pela equipe do Hemocentro. A expectativa de coleta para o evento é de 100 bolsas de sangue por dia. Os requisitos são os mesmos para qualquer tipo de doação. Haverá triagem hematológica e triagem clínica para identificar se a pessoa está apta para fazer a doação. “O objetivo é aproveitar o espaço para fomentar uma cultura de doação de sangue e aumentar os estoques do Hemocentro”, diz Arione de Paula.
Mais informações: (62) 3201-3811
Comunicação da SES