A nova coordenação da Associação de Bombeiros do Estado do Rio Grande do Sul (ABERGS), foi empossada na manhã desta sexta-feira (14), durante solenidade realizada na sede da Associação. Participaram associados, autoridades, amigos e familiares, além dos Coordenadores Regionais, que representam a ABERGS em todas as regiões do Rio Grande do Sul.  

O coordenador geral reeleito da ABERGS, 1º Sargento Ubirajara Pereira Ramos, destacou o que a associação já conquistou desde sua fundação em 2008. “Posso destacar inúmeras conquistas da ABERGS para Praças e Oficiais do Corpo de Bombeiros Militar, como promoções, reajustes salariais, cursos de formação, retomada do Curso Básico de Administração e curso Superior de Polícia Militar, na antiga Escola de Bombeiros (EsBo), bem como a partir da luta continua evitou a retirada de muitos direitos que foram inseridos em diversas propostas legislativas”.

O coordenador geral reafirmou ainda que entre tantas conquistas certamente a maior delas é a desvinculação da Corporação. “Este era o sonho de muitos bombeiros, a nossa independência. Que conseguimos colocar em diversos programas de governo, graças ao nosso trabalho e prestigio. Durante o desenvolvimento da ABERGS fomos reconhecidos pelo trabalho realizado, mas também muitas críticas, que só nos fizeram crescer ainda mais. Não somos um pequeno grupo de militares, representamos a união de Praças e Militares que buscam a verdadeira essência da palavra Corpo. A ABERGS atua como instrumento para garantir a os direitos dos bombeiros militares e para fortalecer este instrumento, temos a certeza que poderemos contar sempre com nossos associados e por isso tenho orgulho de representá-los”, disse Ubirajara.

O coordenador adjunto Tenente Coronel, Ederson Carlos Franco da Silva, destacou a excelência das relações da ABERGS, dos projetos já executados e os que serão mantidos “A Associação manterá o seu objetivo principal que é representar a classe dos bombeiros, concentrando seus esforços na defesa do interesse constitucional, estabelecendo com isso unicidade do soldado ao Coronel e através disso, quiçá servir de exemplo a ser seguido”, disse.

Para o Comandante do Corpo de Bombeiros Militar do RS (CBMRS), Coronel Adriano Krukoski Ferreira, a importância da ABERGS inicia ainda no governo executivo passado, quando o Gabinete Digital, foi levantada a pauta sobre a emancipação dos bombeiros da Brigada Militar (BM). “A ABERGS tanto na parte Legislativa quanto Executiva tem sido de fundamental importância tanto para o desenvolvimento do Corpo de Bombeiros como para o próprio Comando do Corpo de Bombeiros, porque as associações têm importância de participar de maneira efetiva em algumas ações e ato, onde o militar ou o comando não pode participar. A ABERGS tem colaborado muito com o comando, temos um bom relacionamento tentando fazer com que o Corpo de Bombeiros nasça de maneira eficiente, eficaz e que tenha uma vida longa e saudável”

Diariamente a ABERGS trabalha para valorizar o trabalho dos Bombeiros Militares, contribuindo para uma melhor prestação de serviço à comunidade, além de proporcionar a integração e o aperfeiçoamento de seus associados. A entidade de representação classista e corporativa, busca se inserir diariamente na dinâmica dos tempos atuais, com atuação responsável e consciente da sua relevância para seus associados e a sociedade gaúcha.

Veja as fotos da solenidade, saiba quem são os novos coordenadores, acompanhe as ações realizadas pela associação e contribua para o fortalecimento da entidade.

Veja AQUI o vídeo que resume um pouco da solenidade de posse. 

Daiane Roldão - Assessoria ABERGS

Fotos: Camila Cardoso