Coordenadores da Associação de Bombeiros do Estado do RS – ABERGS, acompanharam na terça-feira (04), a defesa de tese da conclusão do curso de Direito, do Coordenador Regional do Litoral Norte, 2º Sargento Jeferson França, que graduou-se pela Ulbra/Torres, defendendo o tema “A vedação constitucional do retorno do Bombeiro Militar ao exercício da função após cumprir mandato eletivo”.

O tema de alta relevância aos militares estaduais e de debate contemporâneo, perpassou por uma revisão histórica das Constituições para apontar o nascimento da limitação que acaba por expurgar os militares de enfrentarem um pleito. E finalizou construindo soluções e analisando a atual legislação, que se encontra no Congresso Nacional para ajustar tamanho equívoco a este grupo que por ora não tem a capacidade eleitoral passiva de maneira adequada.

Além da professora orientadora do 2º Sargento, Graziela Lothammer; prestigiaram a defesa do trabalho, o Comandante do 9° Batalhão de Bombeiro Militar, Tenente Coronel Rodrigo Canci; Moisés Trisch, representando câmara municipal de vereadores de Torres; Ivan Brocca, representante da OAB/Torres; e Eduardo Bazzanella, coordenador do curso de Direito da Ulbra/Torres.

Da ABERGS, acompanharam os Coordenadores Geral e Geral Adjunto, Tenente Coronel Ederson Franco e 1º Sargento Ubirajara Ramos; e os Coordenadores Adjuntos de Finanças e Secretariado, Coordenador de Finanças Adjunto, Tenente Coronel José Henrique Ostaszewski e 2º Sargento Nelvio Rodrigues.

“Enquanto coordenadores da ABERGS parabenizamos o 2º Sargento França pela defesa e aprovação da tese, certos de que contribuirá muito para o debate atual e também futuro, visto que é preciso pensar em representantes dos militares em todas as instâncias, inclusive na política, já que atuam na defesa, garantia e conquistas de direitos fundamentais”, destacou o Coordenador Geral da ABERGS, Tenente Coronel Ederson Franco.

 

ABERGS
Unidos em um só corpo, Corpo de Bombeiros!