A Associação de Bombeiros do Estado do Rio Grande do Sul (ABERGS) apresentou nesta terça-feira (15) para mais de 40 bombeiros e bombeiras militares da Companhia Especial de Busca e Salvamento (CEBS), a estrutura e as conquistas da associação desde 2008, ano de sua fundação. Entre os assuntos abordados estava a nova fase da Corporação que após a sanção do governador, já vive o processo de estruturação e desvinculação dos coirmãos da Brigada Militar.

Durante a reunião do grupo, o coordenador geral, 1º Sargento Ubirajara Ramos; o coordenador geral adjunto, Tenente Coronel Ederson Franco; e coordenador de secretariado, Tenente Coronel Alexandre Teixeira, falaram sobre as mudanças que poderão ocorrer com a estruturação do Corpo de Bombeiros como instituição independente e demais pautas de interesse da Corporação.

“O diferencial da ABERGS é representar do Soldado mais moderno ao Coronel mais antigo, defendendo a Instituição Corpo de Bombeiros que precisa estar fortalecida para que todos ganhem com as mudanças que estão por vir”, disse o coordenador geral, 1º Sargento Ubirajara.

Conforme o coordenador geral adjunto, Tenente Coronel Ederson Franco, a ABERGS já conquistou para os bombeiros militares de todo o Estado, a possibilidade de ascensão na carreira, a criação de 250 cargos de 3º Sargento, a realização do Curso Básico de Administração (CBA) na Academia de Bombeiros, mais vagas para o Curso Técnico em Segurança Pública (CTSP), entre outras. “Não podemos esquecer que quando a Corporação está unida nos tornamos mais fortes para atingir nossas metas e demandas”, destacou.

“Hoje passamos por um momento histórico, já solicitamos a Secretaria de Segurança Pública que o Comandante Geral do Corpo de Bombeiros seja escolhido o quanto antes, para que o processo de estruturação também tenha a agilidade necessária e contemple as demandas dos Batalhões de todo o Estado. Sabemos da ansiedade de todos quanto as mudanças que estão por vir, mas reafirmamos o compromisso da ABERGS em lutar pelos direitos dos bombeiros e bombeiras militares de todo o Rio Grande”, ressaltou o coordenador de secretariado da ABERGS, Tenente Coronel Alexandre Teixeira.

Os coordenadores falaram ainda sobre os convênios que a Associação proporciona aos associados, e a importante assessoria jurídica que já ganhou importantes causas para os associados da ABERGS. “Não somos uma associação recreativa, somos uma associação representativa, que luta, dialoga e negocia com todos os poderes para que as demandas do Corpo de Bombeiros do RS sejam atendidas, assim conseguiremos realizar e oferecer a todos os gaúchos serviços de qualidade, tendo estes nobres homens e mulheres capacidade técnica, psicológica e instrumental de realizar com excelência seu serviço”, reafirmou Ubirajara.

Ao final da explanação os coordenadores responderam dúvidas dos colegas da CEBS.

Fonte: Assessoria de Comunicação ABERGS, Daiane Roldão da Silva