Reunindo dezenas de bombeiras militares de diversas regiões do Estado, o II Encontro Estadual de Bombeiras Militares realizado pelo 3º Batalhão de Bombeiros Militares do CBMRS, aconteceu entre os dias 24 e 25 de outubro em Pelotas. Abordando temas importantes para a bombeira militar, o encontro teve como objetivo a qualificação, mas também a confraternização e valorização da Bombeira Militar.
Abordando pautas como a Saúde da Mulher, com a Dra. Denise Dias; Mulheres Militares e o impacto da Reforma da Previdência, apresentado pela Capitã do CBMRJ Patrícia Leal; Embasamento Legal sobre o enfrentamento do assédio moral e sexual, pela Delegada Maria Angélica Gentilini da Silva; o primeiro dia foi marcado por informações e emoção, já que além de falar sobre a Reforma da Previdência a Capitã do Rio de Janeiro emocionou-se ao falar sobre os quatro bombeiros que faleceram recentemente no Estado e que eram seus colegas de trabalho. “Eles deram a vida um pelo outro, por isso eu peço, nós devemos cuidar uns dos outros sempre”, disse Patrícia.
O Coordenador Geral da Associação de Bombeiros do Estado do RS – ABERGS, 1º Sargento Ubirajara Ramos, que com o Coordenador Geral Adjunto e o Adjunto de Finanças, Tenente Coronel Ederson Franco e Tenente Coronel José Henrique Ostaszewski, acompanhou o seminário, destacou a importância da mulher na Corporação. “O trabalho desempenhado pelas mulheres de todo o Estado é fundamental para a Corporação. Um olhar sensível que contribui efetivamente para todas as atividades do Corpo de Bombeiros. Sabemos da força da mulher e acreditamos que elas devam ocupar todos os espaços”, disse o 1º Sargento, anunciando que a chapa atual que concorre ao próximo mandato tem a presença da Major Cristiane “para nós a representatividade feminina é cada dia mais necessária, por isso convidamos a Major para fazer parte da ABERGS, única entidade no Estado que representa Oficiais e Praças do CBMRS”.
A ABERGS realizou o primeiro seminário em outubro de 2017, acreditando que é preciso que a Instituição valorize o trabalho e pesquisa realizado pelas Praças e Oficiais do CBMRS. No seminário realizado em Pelotas, a associação fez questão de contribuir como patrocinadora, tendo a certeza de que seminários como este são importantes e devem ser realizados anualmente.
No segundo dia do encontro, as pautas abordadas foram O papel da Bombeira da atividade militar, apresentado pela Major Cristiane Oliveira do CBMRS; Profissional em condições extremas, com a Capitã Thaise Rodrigues, do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais; Saúde Psicológica e qualidade de vida das Bombeiras Militares, com a 2º Sargento Jéssica Pires do 3º BBM; além de mesa redonda com a apresentação de trabalhos científicos das Bombeiras Militares do RS.
A expectativa para o segundo dia era com a palestra da Bombeira Capitã Thaise, que atuou nos resgates em Brumadinho. “Nós nunca passamos por algo tão grande como Brumadinho, depois disso tudo passa a ser menos complexo”, disse.
O Comandante Geral do Corpo de Bombeiros Militar do RS, Coronel César Eduardo Bonfanti, destacou que a Corporação passa por inúmeras melhorias para facilitar ainda mais o desenvolvimento operacional das mulheres na Corporação, sendo uma delas o fardamento. “Ouvimos militares que estudaram sobre a importância de uma roupa dentro do perfil físico das mulheres, já demos alguns passos, mas sabemos que muitos outros ainda precisam ser dados, e para 2020 teremos já garantido o uniforme feminino”, destacou.
Para o Tenente Coronel Everton Dias, Comandante do 3º BBM, responsável pela 2ª edição do evento destacou que a força das mulheres e o empenho para que o evento ocorresse foi fundamental. “Elas organizaram este evento com tanto carinho que é impossível não pensar nos próximos”, disse ele. O vice-prefeito de Pelotas, Idemar Barz, também participou do seminário, prestigiando a abertura do evento.
A ABERGS mais uma vez ressalta a importância das mulheres na Corporação, colocando-se sempre à disposição para auxiliar no que for preciso. É a força e a forma diferenciada que as mulheres compreendem a missão que engrandecem ainda mais a Corporação que tem como objetivo salvar e proteger vidas e patrimônios.
Saiu na imprensa: