Na manhã desta sexta-feira (24), Coordenadores da Associação de Bombeiros do Estado do RS – ABERGS, prestigiaram a 5° edição do Guarda-Vidas de Pedra, realizado em Torres – Litoral Norte do RS. A disputa abre o dia de competições no município, que a noite recebe a 4ª edição da Corrida do Fogo, realizada pela ABERGS e o 9° Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar do RS – CBMRS.
A competição visa a integração entre os Guarda-Vidas Militares e Civis, e seu nome faz a referência as características da Praia de Torres, uma praia com muitas belezas naturais, em especial, morros e pedras. Com muitos locais considerados de risco, a competição exige habilidade e técnica, além de conhecimento acerca das pedras, correntes de retorno e dinâmicas das ondas em locais com pedras e furnas.
O Subcomandante-Geral do Corpo de Bombeiros Militar, Coronel Otávio Polita Filho, que prestigiou o evento do início ao fim destacou que esta é a última operação que realiza enquanto militar, já que sua solicitação para a reserva deverá acontecer nos próximos dias.
“Tenho enorme orgulho em dizer que os Guarda-Vidas do RS são os melhores do Brasil, e competições como essa reafirmam o que eu digo, ao demonstrar habilidade, agilidade e preparo físico. É uma honra estar presente, conversar com cada um, apoiar como instituição e admirador. Hoje meu aplauso é para todos estes homens e mulheres que dedicam suas vidas ao cuidado das pessoas”, disse.
O Coordenador Geral ABERGS, Tenente Coronel Ederson Franco, que já atuou como Guarda-Vidas no Litoral Gaúcho, destaca que a competição mostra a capacidade dos militares e sua excelência no que diz respeito a agilidade dos atendimentos. “Inúmeros são os casos onde sabemos que em serviço ou não a figura do Guarda-Vidas se coloca à disposição. Competições como essa são na verdade grandes confraternizações, de homens e mulheres que enfrentam as ondas, a correnteza para salvar e proteger, e hoje, nos mostraram com brilhantismo o quanto estão preparados para tal missão”.
A ABERGS parabeniza todos os competidores, destacando o Coordenador Regional do Litoral Norte, 2º Sargento Jeferson França, que garantiu o tri campeonato no Guarda-Vidas de Pedras, na modalidade individual com nadadeiras.
Da ABERGS também prestigiaram a competição os Coordenadores Geral Adjunto, 1° Sargento Ubirajara Ramos; o Coordenador Adjunto de Secretariado, 2° Sargento Nelvio Rodrigues; e o Coordenador Adjunto de Finanças, Tenente Coronel José Henrique Ostaszewski.
Emoção, empatia e solidariedade
Durante o evento, participou desta vez como espectador o 1º Sargento Guarda-Vidas Militar, Neverton Padilha, associado da ABERGS que se recupera de um acidente de moto. Com a ajuda de um andador, Padilha dá continuidade ao seu tratamento, para logo retornar a Corporação e as competições, como a do Guarda-Vidas de Pedras, que inúmeras vezes já participou.
Ao ser celebrado por tantos colegas, um dos gestos após a premiação da competição foi motivo de alegria, emoção e orgulho. O Soldado Cristiano Resler, 1º lugar na categoria individual sem nadadeiras, recebeu como premiação uma bicicleta e imediatamente doou ao colega, para que após o sorteio de uma rifa os valores arrecadados possam contribuir para as sessões de fisioterapia.
São gestos como este que fazem do CBMRS ser uma instituição com homens e mulheres diferenciados. Ao Soldado Resler nosso muito obrigado pelo gesto, e ao 1º Sargento Padilha, que possamos em breve o ver caminhando sem o andador, e nadando pelas águas do nosso Rio Grande, que tanto o fazem bem.
Veja a reportagem clicando AQUI.
Veja a galeria de imagens clicando AQUI.
ABERGS
Unidos em um só corpo, Corpo de Bombeiros!
Imagens: Wilson Cardoso