Um dia após a Caminhada da Segurança Pública em Pelotas, os Coordenadores Geral e Geral Adjunto da Associação de Bombeiros do Estado do RS – ABERGS, 1º Sargento Ubirajara Ramos e Tenente Coronel Ederson Franco, acompanhados do Comandante do 3º Batalhão de Bombeiro Militar (3º BBM), Tenente Coronel Everton Dias, reuniram-se na quarta-feira (9) no município de Rio Grande, com Oficiais Bombeiros Militares da Região Sul do Estado.
O objetivo da reunião foi explanar o cenário político referente as legislações que afetam os Militares Estaduais, como o PL 1645, PL 4363 e PEC 06, além da construção de uma carreira própria para o Corpo de Bombeiros Militar do RS – CBMRS, aos moldes dos demais Bombeiros Militares do Brasil e principalmente do Exército Brasileiro ao qual o CBMRS é Força Reserva e Auxiliar, conforme Constituição Federal.
O Coordenador Geral da ABERGS, 1º Sargento Ubirajara Ramos, destacou que a associação está sempre ouvindo os militares, que demonstram preocupação no que diz respeito a carreira militar própria, e também a ascensão do 1° Tenente a demais Postos, como já ocorreu. “Um dos nossos objetivos é esclarecer todas as dúvidas de nossos associados, ressaltar que estamos em constante diálogo com o Comandante Geral e que trabalhamos para que a instituição se torne uma das melhores e mais reconhecidas do país”, afirmou.
Já o Coordenador Geral Adjunto, Tenente Coronel Ederson Franco, afirmou que muitas conquistas já foram alcançadas, porém a caminhada ainda é longa e certamente de muitas conquistas. “Nos preocupamos com os Praças e Oficiais, para que seus direitos sejam garantidos e que sempre tenham condições de prestar serviços de excelência para o povo gaúcho”.
O Comandante do 3º BBM, Tenente Coronel Everton Dia, destacou o trabalho que vem sendo realizado pela ABERGS, destacando a parceria da associação em diversos momentos, que vão da política, garantia de direitos, até o apoio e patrocínio do II Encontro de Bombeiras Militares que acontece nos dias 24 e 25 de outubro em Pelotas.
Esta foi a segunda reunião realizada com Oficiais, a primeira aconteceu no município de Santa Maria, junto ao 4º BBM.