A Associação de Bombeiros do Estado do RS – ABERGS, reuniu-se nesta quarta-feira (9) com 53 alunos Oficiais da turma de Capitães, que estão realizando curso na Academia de Bombeiro Militar - ABM. O objetivo foi apresentar a entidade, que representa Oficiais e Praças do Corpo de Bombeiros Militar do RS – CBMRS, assim como o trabalho que vem sendo desenvolvido pela associação no decorrer destes 12 anos.
Os Coordenadores apresentaram todo o histórico da entidade, ressaltando que a realização deste curso, que este momento é resultado de muito trabalho, visto que está é a primeira turma a entrar direto como Capitães do CBMRS, e que ao invés de ingressar apenas 25 alunos, ingressaram 50. Ressaltaram ainda, que a entidade já recebeu por solicitação de alunos para que fosse verificada a questão dos vencimentos que ainda não estão sendo recebidos, assim como a bolsa auxilio que não está de acordo. A ABERGS já está tratando dos temas nas esferas jurídica e administrativa.
O Coordenador Geral, Tenente Coronel Ederson Franco falou da importância do ingresso destes, salientando que nunca alguma entidade lutou tanto para o ingresso direto de Oficiais Bombeiros. “Nos orgulhamos em debater todas as pautas com o Comando do CBMRS, assim como com o Governo do Estado a partir do governador Eduardo Leite e do vice-governador e Secretário de Segurança Pública, Ranolfo Vieira Jr., e reforçar a vocês a importância de ter uma entidade representativa que já é reconhecida e consolidada perante todos os Poderes. ”
O Coordenador de Finanças Adjunto, Tenente Coronel José Henrique Ostaszewski, ressaltou que embora não seja uma associação que apresenta benefícios sociais, a ABERGS oferece uma série importante de benfeitorias a partir de convênios que são fundamentais para a categoria, como o jurídico, funeral, seguro de vida, atendimento odontológico, clube de compras e outros que dão inúmeros descontos aos associados e seus dependentes, inclusive para eles, que como alunos já tem os benefícios garantidos.
“Esta é a concretização de um sonho. Ao ver o fortalecimento de instituição onde Oficiais oriundos das Praças e até mesmo do meio civil, ingressam diretamente sem passar por atividades da Brigada Militar, como ocorreria no passado, antes da emancipação”, destacou o Coordenador Geral Adjunto, 1° Sargento Ubirajara Ramos.
A Major Cristiane Nunes de Oliveira, Coordenadora de Secretariado, enalteceu a importância de inúmeras mulheres na corporação, algo que antes era em menor número e que inclusive a emancipação permitiu o ingresso numeroso de Oficiais femininas no CBMRS. Além disso, a Major destacou que “de todas as ações judiciais que estão em andamento, como o sistema de proteção social que trata das alíquotas de contribuição previdenciárias ao qual a ABERGS já impetrou ação no STF e TJ do Estado, obtendo êxito também terão alcance a estes novos associados alunos Oficiais. ”
Durante a explanação os Coordenadores responderam questionamentos e embora muitos Oficiais já fossem associados da ABERGS, os que ainda não eram fizeram questão de assinar a ficha da entidade. Muito em breve, os Coordenadores estarão visitando a turma de alunos Soldado Bombeiro Militar, que se encontra em formação, fortalecendo inclusive o que diz em seu próprio lema, representando Oficiais e Praças do CBMRS.
A ABERGS ressalta que estará sempre trabalhando em busca do fortalecimento da instituição CBMRS, além dos direitos de seus associados, para que tenham condições de trabalho e uma carreira que lhes permita a tão sonhada e merecida ascensão.
Participaram também do encontro o Coordenador Adjunto de Secretariado da ABERGS, 2° Sargento Nelvio da Silva Rodrigues; o Major Daniel Borges Moreno, e o Comandante da ABM, Coronel Carlos Alberto da Silva Souto, ambos do CBMRS.
ABERGS
Unidos em um só corpo, Corpo de Bombeiros!