A Associação de Bombeiros do Estado do RS – ABERGS, a partir dos Coordenadores Geral e Geral Adjunto, Tenente Coronel Ederson Franco e 1° Sargento Ubirajara Ramos, e da Coordenadora de Secretariado, Major Cristiane Nunes, estiveram nesta terça-feira (24) no 6° Batalhão de Bombeiro Militar, com sede em Santa Cruz do Sul. O objetivo do encontro foi dar continuidade ao diálogo construtivo em busca da valorização dos Militares e fortalecimento da Instituição.

Na ocasião foi disponibilizado pelo Comandante do Batalhão, Tenente Coronel Claiton Fernando Marmitt, um espaço para que os coordenadores pudessem conversar com os Militares que atuam na seção de prevenção contra incêndios do Batalhão, visto em outra ocasião a ABERGS ter conversado com Militares de outros setores.

Os Coordenadores explanaram como está o andamento do Plano de Carreira próprio do Corpo de Bombeiros Militar – CBMRS, que ainda é constituído por um esboço, visto que devem ter modificações, devido as diversas sugestões encaminhadas pelos Oficiais e Praças associados. A ABERGS informou que em última reunião realizada em agosto com o vice-governador, Ranolfo Vieira Jr., foi tratado sobre a Carreira onde o mesmo disse que irá fazer análise junto a PGR e Secretaria da Fazenda do Estado, para posteriormente havendo a viabilidade de concretização do todo ou parte da proposta, a mesma será encaminhada para a Assembleia Legislativa.

A ABERGS ratificou que o vice-governador entende que o CBMRS deve ter sua carreira própria. Da mesma forma ainda em Santa Cruz, os coordenadores ressaltaram como está a situação das ações judiciais junto ao Tribunal de Justiça do Estado e ao Supremo Tribunal Federal - STF, na busca da manutenção dos direitos dos associados.

Dentro dos questionamentos realizados pelos Militares, está o reaproveitamento dos aprovados do CTSP. A ABERGS informou que já levou a pauta ao Comando do CBMRS. 

Tendo em vista a legalidade do edital e também a informação do governo da abertura de um novo certame no início do ano que vem, para o preenchimento de todas as vagas de 2° Sargentos decorrentes no final deste ano, este será o modelo a ser aplicado, até a aprovação da Carreira Própria do CBMRS.

Na ocasião a ABERGS também conversou com a turma de Alunos Soldados Bombeiros do CBMRS, apresentando qual o papel da associação e os direitos que os associados possuem ao fazer parte da entidade representativa de Oficiais e Praças do CBMRS.

Diversos alunos já conheciam a ABERGS, inclusive os dois alunos de fora do Estado, de Santa Catarina e Mato Grosso, visto todo seu histórico de lutas e conquistas.

Ao final da explanação para ambos os grupos, a ABERGS foi convidada para voltar na região para participar de uma confraternização e falar ainda sobre outros assuntos de extrema importância para os Militares que não estavam presentes, mas que gostariam de dialogar com a entidade.

O Coordenador Geral da ABERGS, Tenente Coronel Ederson Franco ressaltou que “a reunião foi extremamente produtiva, tanto com os futuros Soldados e Militares da unidade, e muito em breve a ABERGS retornará em momento oportuno, para conversar com os demais Militares que não puderam estar presentes no momento”.

Já o Coordenador Geral Adjunto da ABERGS, 1° Sargento Ubirajara Ramos, informou que as visitas estão sendo retomadas visto a maioria dos Militares já estarem vacinados.

 

ABERGS

Unidos em um só corpo, Corpo de Bombeiros!