O coronel do Corpo de Bombeiros Waldemir Moreira Junior foi nomeado como superintendente do Ibama (Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) em Mato Grosso do Sul. Desde fevereiro de 2021 o cargo estava sendo ocupado pelo tenente-coronel aposentado da PM (Polícia Militar), Carlos de Oliveira Guandalim.
As portarias contendo a nomeação e exoneração foram publicadas no Diário Oficial da União de hoje, assinadas pelo ministro do Meio Ambiente, Joaquim Álvaro Pereira Leite.
Em março deste ano, o coronel do Corpo de Bombeiros de MS havia assumido o Gretap (Grupo de Resgate Técnico Animal Cerrado Pantanal) do governo estadual. O grupo foi criado em abril de 2021 pelo governador Reinaldo Azambuja para monitorar e acolher animais vitimados em desastres ambientais.
Moreira Junior assume a função no lugar de Guandalim, que estava na superintendência desde fevereiro de 2021.
Guandalim entrou no lugar de Luiz Carlos Marchetti, que havia assumido o cargo em junho de 2019 e enfrentado dois anos críticos no Estado, com a ocorrência de grandes incêndios na região do Pantanal.
No currículo do tenente-coronel, constava extensa experiência na área de segurança, mas nada referente ao meio-ambiente.