Corpo de Bombeiros apaga incêndio de residência em Maracanaú, na Área Integrada de Segurança 12 (AIS 12).
Nesse sentido, o combate ao incêndio ocorreu na madrugada desta terça-feira (20), por volta das 2h35min, na Rua L da Vila Buriti, em Maracanaú. Em outras palavras, os bombeiros militares de Maracanaú apagaram o incêndio e resgataram um senhor de 54 anos de idade morador da residência.
De acordo com o 2º tenente Fernandes, “ao chegar no local populares combatiam o incêndio com água em baldes. Também informaram que havia uma vítima nos fundos da casa. A vítima de 54 anos de idade se refugiou no quintal da residência até seu resgate pelos bombeiros”, informou o comandante do socorro.
O combate e o rescaldo
A princípio, após verificar o quadro de energia, “estabelecemos uma linha direta de ataque e conseguimos controlar o incêndio em poucos minutos com técnicas de combate a incêndio urbano”, detalhou o tenente.
Como também, para o combate e rescaldo, se consumiu 2 mil litros de água, da viatura Auto Bomba Tanque e Salvamento 10 (ABTS 10).
Os danos
Em síntese, uma residência vizinha teve seu telhado, sala e cozinha, parcialmente atingido pelas chamas, mas com um a utilização de um balde com água se apagou as chama e algumas brasas. Da casa sinistrada, na sala, dois sofás, uma estante e uma TV de 30″. Enquanto que no quarto, uma cama de solteiro e um guarda roupas que ficaram totalmente queimados, assim como todas as roupas e documentos. Como também, o telhado de um dos cômodos e a parte elétrica. Ainda assim, um cano da instalação hidráulica derreteu parcialmente nesse cômodo, gerando vazamento que foi sanado ao fechar o registro geral.
Contudo, o proprietário recebeu orientações de como proceder e providências cabíveis.
Por fim, apagaram o incêndio, o 2º tenente Fernandes, subtenente Roberto, subtenente Sousa e cabo Lázaro.
Balanço
Em resumo, 1.184 ocorrências de incêndios residenciais foram atendidas pelo Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) no ano de 2022. Entre as ocorrências, estão 931 incêndios em residências “unifamiliares”, ou edificações únicas, enquanto 253 das ocorrências foram em residências “multifamiliares”, com mais de uma unidade construída.
Em outras palavras, 2022 superou os número de atendimentos de 2021, 2020 e 2019, quando o CBMCE apagou 1.020, 1.040 e 935, incêndios em residências respectivamente.
Em 2023, o Corpo de Bombeiros apagou 134 incêndios em residências, 109 em unifamiliar e 25 em multifamiliar.
Dicas de prevenção
Contudo, recomendamos a manutenção na rede elétrica uma vez a cada cinco anos. Além disso, é desaconselhável que mais de um equipamento esteja ligado em uma mesma tomada. Assim como, que seja realizada a recarga de aparelhos celulares sobre móveis como sofás, camas, colchões ou travesseiros.
Por exemplo, equipamentos eletrônicos devem ser retirados da tomada após a recarga completa. Além disso, que o registro de gás permaneça fechado durante o período em que os moradores não estiverem na residência.
Também sobre o registro e a mangueira de gás, a recomendação é a troca do dispositivo a cada cinco anos de uso. Assim, se evitam possíveis vazamentos e outros riscos de acidentes. O CBMCE reforça que devem ser observados o período de troca do registro e mangueira em decorrência do prazo de validade.