A principio, na manhã do domingo (15), por volta das 08:20, os bombeiros militares de Canindé apagaram um incêndio em edificação comercial que atingiu dois veículos, um sofreu perda total, um Doblo, e o outro as chamas o atingiu de forma parcial, uma ambulância tipo Fiorino.
De acordo com o Capitão Erasmo Vieira da Costa, “a 6ª Companhia do 3º Batalhão foi acionada por populares e pelo número 193, direto no quartel de Canindé”, informou. Como também, “o incêndio ocorreu na Rua Irmã Manuela Magalhães – bairro: Alto Guaramiranga
O reconhecimento
Inicialmente, foi constatado o incêndio e que o local se tratava de uma edificação comercial funcionando em um duplex, escritórios no andar superior e garagem no térreo. Assim como, na garagem se encontravam seis veículos, e que um destes já se encontrava totalmente tomado pelas chamas, que também atingiram outro veículo estacionado ao lado deste. Com possibilidade de alastramento para os demais veículos ali estacionados.
O combate e o rescaldo
Nesse sentido, a viatura foi estabelecida e o combate se deu de modo ofensivo com duas linhas de ataque, a partir do corpo de bomba da viatura Auto Bomba Tanque 50 (ABT 50). Foram utilizados, um divisor, mangueiras e esguicho de 1 e 1/2 polegadas. Enquanto que para o combate e o rescaldo foram utilizados cerca de 4 mil litros de água, além de dois cilindros do equipamento de proteção respiratória autônoma (EPRA). Como apoio e suporte de mais água, foi acionado como apoio a viatura Auto Tanque 13 (AT 13).
Em síntese, não houve vítima, um veículo sofreu perda total, um veículo foi parcialmente atingido pelas chamas e os outros quatro veículos foram retirados do local com muita fuligem do incêndio.
Por fim, atuaram na ocorrência, o subtenente Viana, o sargento Eranilson, o cabo Mazza e o soldado Darlan.
Balanço
Entre janeiro e dezembro de 2022, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) apagou 484 incêndios em edificação comercial em todo território cearense. nesse ínterim, 382 incêndios em edificação comercial foram atendidos na capital e região metropolitana de Fortaleza, enquanto no interior, no mesmo período foram 102 incêndios. Em comparação a 2021, o número de incêndio aumentou na capital e região metropolitana. Enquanto no interior, foi o mesmo numero de incêndios.
“Dessa forma, atendemos em 2022, 484 incêndios desta natureza, número maior que os anos de 2021, 2020 e 2019, onde apagamos respectivamente, 423, 437 e 472 incêndios em edificações comerciais”, concluiu o coronel Wagner Maia, comandante-geral adjunto do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará.