O Corpo de Bombeiros de Uberaba atendeu a um chamado no domingo (3), no Bairro Parque dos Girassóis III, para combater um incêndio de grandes proporções em vegetação. Após pouco mais de duas horas, as chamas foram controladas e um homem de 49 anos foi preso.

O incêndio atingiu uma área de vegetação rasteira e de mata de árvores nativas. A área é considerada de difícil acesso para as viaturas dos bombeiros devido ao terreno acidentado. Os bombeiros usaram um drone para auxiliar no combate às chamas e na forma de empenhar os recursos disponíveis de militares de forma mais eficiente.

Ao todo, quatro veículos de combate à incêndio foram empenhados com 11 bombeiros divididos em três frentes de trabalho utilizando abafadores e mochilas. Ainda segundo os bombeiros, o fogo foi controlado, mas causou um grande impacto para natureza, para a cidade e especialmente para os moradores do bairro. Cerca de 28 hectares foram queimados.

Além disso, o fogo levou risco a uma creche pública que fica próxima ao local, mas devido à atuação dos bombeiros, foi apagado antes.

Prisão de suspeito

Segundo registro da Policia Militar de Meio Ambiente, um homem que é morador do bairro foi detido apontado como o suspeito do incêndio e conduzido para a Delegacia de Polícia Civil para prestar esclarecimentos. Ele foi denunciado por moradores que testemunharam o viram ateando fogo em capim seco.

O Corpo de Bombeiros alerta que atear fogo em vegetação é crime ambiental com pena entre dois a quatro anos de prisão e multa.
 
A corporação ressaltou, também, que pode haver consequências criminais também para quem realiza a queima de lixo ou faz a utilização de fogo para a limpeza de lotes vagos que geram poluição do ar. As denúncias contra incendiários podem ser realizadas pelos números de telefones 193 ou 181.