Os bombeiros da cidade de Picos tiveram que combater um incêndio em um aterro sanitário da cidade durante a tarde e noite de sábado (6). O fogo visível foi controlado, e o incêndio continua abaixo da superfície do lixo.
O aterro sanitário fica na localidade Val Paraíso, na zona rural da cidade. A moradora da comunidade Rosilene Moura, presidente da Associação de Moradores da comunidade, gravou um vídeo (AQUI) que mostra vários focos de incêndio sobre o lixo, com chamas altas.
Rosilene disse ao g1 que a fumaça espalhou-se pela região e atingiu casas não só na comunidade, mas em cidades vizinhas, como Picos e Betânia do Piauí. Segundo ela, alguns moradores dormiram usando máscaras na noite de sábado para domingo.
"É uma fumaça diferente, tóxica. Irrita os olhos, arde a garganta, a cabeça dói, o nariz entope... é uma fumaça altamente prejudicial para nós. 80% dos moradores estão sentindo os sintomas. Isso aqui não é um aterro sanitário, é um lixão a céu aberto, e está cada vez pior", comentou.
Os bombeiros foram acionados por volta das 16h30 de sábado. Eles utilizaram cerca de 10 mil litros de água para combater o fogo, durante mais de 4 horas de trabalho.
Segundo os bombeiros, o fogo visível, que queimava a superfície do lixo, foi apagado, mas o incêndio continua sob a superfície, onde a água não consegue penetrar.
Para combater o fogo que resta seriam necessárias máquinas, como tratores, para revirar o lixo. Ainda segundo os bombeiros, o aterro é de propriedade particular, e o dono foi orientado a conseguir essas máquinas e continuar o combate ao incêndio.