O Comando do Corpo de Bombeiros (CCB) da Brigada Militar tem um novo comandante, o coronel Eviltom Pereira Diaz, que assumiu a função na terça-feira (17), após solenidade de passagem de comando realizada na sede da unidade, quando o coronel Guido Pedroso de Melo passou o cargo.

   Também foi realizado o ato de entrega de condecorações do Mérito do Serviço de Bombeiros a militares do CCB e unidades subordinadas (Comandos Regionais de Bombeiros, Grupamento de Busca e Salvamento). Na oportunidade, foi condecorado post mortem o major André da Silva Vasconcellos, que foi representado por seus pais, Antonio e Rosa Vasconcellos.

   O secretário de Estado da Segurança Pública, Airton Michels, destacou a dedicação dos militares do Corpo de Bombeiros que “apesar de todas as dificuldades, prestam sempre o melhor serviço à população gaúcha”. Disse ainda "que a presença de oficiais com grande experiência no serviço de bombeiros no atual Comando-geral tem facilitado e qualificado a gestão dessa área tão específica”, completou.

   Além de parabenizar o coronel Eviltom pelo novo desafio, e agradecer o coronel Guido pela dedicação ao longo do período em que esteve à frente do CCB, o comandante-geral da Brigada Militar, coronel Fábio Duarte Fernandes, destacou as realizações dos últimos três anos, que têm melhorado as condições de trabalho dos bombeiros no Estado. “Investimentos na ordem de 35 milhões de reais, construção de sede própria para o CCB, edital de ingresso específico”, entre outras conquistas foram enumeradas pelo coronel Fábio.

   O secretário Michels e o comandante-geral também destacaram a importância de se estabelecer um diálogo entre poder público e sociedade a fim de colocar em prática e, se necessário, aprimorar ainda mais a nova legislação de prevenção para que ela se ajuste às reais necessidades dos cidadãos.

   “Trabalhar nos bombeiros é trabalhar em prol da vida”, foram as palavras do coronel Eviltom, que disse ainda “ser um privilégio estar à frente de uma unidade tão importante”. O oficial ressaltou que a prevenção precisa ser a meta principal do CCB, e que seu comando estará atento à condução, ao estudo e à atuação na prevenção e resposta às catástrofes.

   O coronel Guido despediu-se do efetivo do CCB e unidades subordinadas agradecendo e elogiando a competência de seus oficiais e praças, e dizendo que “realizou o sonho de todo o oficial bombeiro, que é comandar o CCB”.

Fonte: www.brigadamilitar.rs.gov.br
Foto: Soldado Luciano Evangelista