Em entrevista ao Panorama desta segunda-feira (12), o comandante do Corpo de Bombeiros de Lajeado, Fausto Althaus, explicou a mudança operacional no atendimento a casos envolvendo abelhas, estabelecida pela corporação.
De acordo com Althaus, os bombeiros continuam atendendo esse tipo de situação. Entretanto, mudaram alguns protocolos. No passado, era feito o extermínio dos insetos, porém houve uma repercussão negativa por parte da população, envolvendo a proteção dos animais e, até mesmo, em função da diminuição do numero de abelhas.
Althaus ressalta que a forma de atendimento representava um padrão nacional. Atualmente, a corporação atende a situação e avalia o local. Em caso de perigo atual, os bombeiros efetuam o atendimento preventivo, isolam o local, utilizam cobertores e, se necessário, inseticidas. Em caso de risco eminente, o Corpo de Bombeiros passa o contato de apicultores que fazem a retirada dos ninhos, com as técnicas adequadas, para que as abelhas sobrevivam.
O comandante destaca que a abelha não é um animal agressivo por natureza, apenas reage para sua proteção. Althaus pede que a população não provoque os animais e “na dúvida, acione um especialista”.
Veja a entrevista clicando AQUI.