4º Batalhão de Bombeiros Militar, com sede em Santa Maria e que atende 33 municípios, recebeu um reforço de novas viaturas e equipamentos. São cinco veículos - duas pick-ups Hilux e três Renault Logan -, além de equipamentos de informática, radiocomunicador, roupas de proteção individual, entre outros. O investimento de R$ 1,9 milhão vem do Fundo Municipal de Reequipamento do Corpo de Bombeiros (Funrebom). O montante inclui ainda dois caminhões-tanque que estão sendo adaptados e devem ser entregues em março de 2018. A solenidade de entrega ocorreu na manhã desta quarta-feira, no Hotel Dom Rafael. Na oportunidade, também foram entregues medalhas a autoridades civis e militares da cidade. 

Durante o ato de entrega, o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Cléber Pereira, destacou o novo momento vivido pelo Corpo de Bombeiros, agora desvinculado da Brigada Militar. Segundo ele, o maior desafio é justamente não estar atrelado à Brigada, uma instituição com 180 anos de existência. Ele também destacou o efetivo enxuto de 2.592 servidores no Estado e apostou na qualificação e na tecnologia para o sucesso da corporação na nova fase:

- As novas tecnologias e a qualificação de pessoal são prioridade neste novo momento. Também pretendemos criar uma política institucional única de gestão dos braços do Funrebom nas cidades para que tenhamos transparência e possamos entregar os materiais com menor custo.

O presidente do Funrebom, Rodrigo Decimo, destaca que o investimento, um dos maiores dos últimos tempos, veio das taxas cobradas pelos serviços dos bombeiros, da sobra de recursos do fundo de 2016 e de uma destinação do Ministério Público do Trabalho, de valores de pagamento de multas processuais.

Os novos veículos começam a rodar em janeiro e devem reforçar o atendimento das ocorrências de incêndio, que aumentam no verão. As situações de fogo em mato, por exemplo, utilizam as pick-ups, já que precisam chegar a locais de difícil acesso. Segundo o comandante do 4º Batalhão, major Cláudio Ricardo Pereira, as pick-ups serão usadas, principalmente, em eventos que exigem resposta rápida, como o vendaval de outubro ocorrido em Santa Maria. Os veículos estarão disponíveis para atender aos demais batalhões da região.

- Essas pick-ups foram equipadas com barracas, fogareiro, ração e outros materiais que permitem que os servidores fiquem preparados para trabalhar até três dias sem interferir na rotina da cidade - explica o comandante.

Os veículos leves serão usados pelas Seções de Prevenção de Incêndio nas vistorias em Santa Maria e nos municípios atendidos pelo 4º Batalhão.

POUPA TEMPO 

O prefeito Jorge Pozzobon aproveitou a presença do comandante dos bombeiros do Estado em Santa Maria para apresentar o programa Poupa Tempo, que busca, entre outras questões, agilizar a emissão de alvarás do Corpo de Bombeiros a empresas no caso de empreendimentos de baixo risco. O pré-projeto prevê o trabalho conjunto entre Executivo e bombeiros em um mesmo local, facilitando o encaminhamento da documentação para a população. 

O coronel Cléber Pereira afirmou que vai avaliará a proposta, mas que aprova a ideia de integração dos serviços em um só espaço.

AS VIATURAS 

Entregues ontem 

  • 3 Renault Logan
  • 2 Hilux

O que será entregue em março 

  • Dois caminhões-tanque

O que já integrava a frota do 4º Batalhão 

  • 4 Fiesta (dois devem ser remanejados para outras unidades)
  • 2 Palio Weekend
  • 2 S10 (irão para outras cidades)
  • 4 caminhões (um em cada quartel de Santa Maria e um na reserva) 

O FUNREBOM 

  • Instituído pela Lei Municipal 5.288/10, tem a finalidade de prover recursos para a compra de equipamentos, treinamento profissional, aquisição de material permanente e outros investimentos para o Corpo de Bombeiros. Tem como fonte de receita as taxas cobradas por Planos de Prevenção e Proteção contra Incêndio (PPCI's), vistorias em edificações, multas, auxílios e doações, recursos de convênios, entre outros.

 

Fonte: Diário de Santa Maria / Foto: Lucas Amorelli (Diário)