SAPIRANGA – O Corpo de Bombeiros de Sapiranga está sob novo comando, responsável da pasta é Capitão Deoclides Silva da Rosa que vai responder também aos municípios de: Araricá, Nova Hartz, Parobé e Taquara.
De acordo com capitão, o quartel possui profissionais muito experientes e outros que estão iniciando as atividades de bombeiro, então está o desavio de motiva-los e treina-los para superar todas as dificuldades de efetivo e equipamentos, ou seja, otimizar no sentido de bem atender a comunidade e região.
Em relação aos equipamentos Deoclides afirma que estão em boas condições, contudo pretende adquirir equipamentos mais modernos e principalmente com tecnologia de ponta para melhor equipar a guarnição os quais terão maior capacidade de enfrentar as diversidades das ocorrências.
O novo comando traz muitos projetos para serem implantados, em destaque fica para o trabalho de prevenção de incêndio junto à comunidade através de palestras. Ainda através dos órgãos de impressa divulgar dicas de segurança, assim como nas redes sociais a ser delineada pelo corpo de bombeiro. Deoclides salienta que também vão procurar a comunidade escolar para realizar palestras com os alunos e professores no sentido conscientizar e implantar uma cultura preventiva para evitarmos incêndio em suas residências, assim como medidas de emergência a serem adotadas em caso de incidente na escola, onde que pretende reativar o projeto bombeiro mirim em parceria com secretaria de educação do município, também realizar em conjunto com a comunidade simulados de ocorrência envolvendo todos os órgãos de segurança do município e algumas entidades, entre outros projetos.
SAIBA MAIS:
Capitão Deoclides Silva da Rosa, natural de Roque Gonzales, ingressou na Brigada Militar em 1998 como soldado, sendo classificado no município de Parobé. No ano de 2002 realizou o curso técnico de segurança pública sendo então promovido a Sargento e, em 2010 prestou curso básico de administração policial na academia de polícia sendo promovido a tenente, o qual fui lotado no município de Igrejinha e posterior Três Coroas.
Já no ano de 2012 após ser aprovado em concurso público voltou a academia de polícia para cursar o Curso Superior de Policia (CSPM) com duração de dois anos resultando na promoção de Capitão, também nesse período fez uma especialização em oficial bombeiro militar, o qual capacitou em poder comandar uma unidade de bombeiro militar.
Após a formatura em 2014, assumiu o comando do Corpo de Bombeiros de Taquara no qual permaneceu por três anos, desenvolvendo diversos trabalhos de restruturação e inovação em equipamento para melhor atender a comunidade, além de investimento em treinamento da tropa com cursos, realização de simulados com a participação da comunidade.
Também nesse período trabalhou fortemente na área da prevenção de incêndio com palestras, força tarefa e operações visando a regularização de todos os estabelecimentos comerciais e industrias o que resultou em mais de 90% das ocupações regularizadas.