Com a alta temporada de verão e com dias de tempo firme em várias regiões de Santa Catarina, a prática de realizar trilhas se torna hábito entre turistas e moradores do litoral.
O Corpo de Bombeiros de Santa Catarina alerta para que medidas de precaução sejam tomadas antes de enfrentar um passeio com mais aventura.
A recomendação é que todo iniciante nesse tipo de atividade deve contar com um guia local, para evitar que se perca no meio do caminho e transforme um programa de diversão em dor de cabeça. Caso não seja possível contar com um profissional, o ideal é formar um grupo de passeio. Não é recomendado que a pessoa faça a trilha desacompanhada.
Outro fator importante, muitas vezes esquecido pelos ‘aventureiros’, é de se certificar que o tempo vai estar firme, para não ser surpreendido com uma mudança brusca no clima durante a trilha. Esteja alimentado, mas não coma alimentos diferentes do habitual no dia de fazer a trilha, dando preferência a comidas mais leves.
Kit de socorro e aparelhos celulares carregados são fundamentais em caso de emergência
Assim como um kit de primeiros socorros, a água é um elemento fundamental para todo ‘trilheiro’. Verifique se há pontos de apoio pelo caminho para reabastecer a garrafinha. Mas esteja preparado para levar o suficiente para ida e volta. Não leve muito peso, coloque na mochila somente o essencial. Use calçados que proteja o pé contra o ataque de animais peçonhentos.
Mantenha o celular carregado, se possível, leve carregadores portáteis que sirvam de bateria reserva. Deixe avisado com uma ou mais pessoas que você vai realizar a trilha, informando o horário da saída e de retorno.
Em cachoeiras, a atenção deve ser redobrada. É preciso ter cuidado com pedras escorregadias que tenham limo. Não é recomendado saltar das cascatas, acidentes graves podem ocorrer quando não se conhece a profundidade dos rios e se existe ou não a presença de pedras no local.
Desde o início de 2020, duas ocorrências envolvendo pessoas que tiveram problemas em trilhas do litoral catarinense ganharam destaque:
Em Florianópolis, grupo se perdeu na Lagoinha do Leste
No dia 4 de janeiro, cinco turistas passaram mais de 12 horas perdidos na Trilha da Lagoinha do Leste, em Florianópolis. A trilha é uma das mais extensas e selvagens da região. Para percorrer os quase 4,5 quilômetros de trajeto, trilheiros costumam levar cerca de duas horas e meia.
Os bombeiros realizaram buscas durante toda a noite e madrugada. Por volta das 4h da manhã, após seis horas de procura, os bombeiros conseguiram ouvir as vozes dos turistas.
Para o resgate, foi necessário descer de rapel e içar o grupo, já que a área era de difícil acesso. A estratégia foi usada porque os turistas já estavam esgotados após 12 horas sem comida, água, roupas adequadas e equipamentos para acampamento.
Mulher perdeu os sentidos e foi resgatada de helicóptero em Bombinhas
No dia 7 de janeiro, uma mulher de 33 anos foi resgatada pelo helicóptero Arcanjo 3 na trilha do Morro do Macaco, em Bombinhas, litoral Centro-Norte de Santa Catarina, após ser acometida por uma síncope (perda dos sentidos). Sedentária, ela estava realizando o passeio, porém não conseguiu retornar e precisou de resgate.
Em caso de incidentes que precisem do auxílio do Corpo de Bombeiros, o chamado pode ser feito através do número 193.
Texto: FELIPPE LELLES