O Corpo de Bombeiros do Ceará salvou 158 banhistas e também realizou 31,358 ações preventivas, encontrou 39 crianças perdidas e realizou 15 atendimentos pré-hospitalares. A princípio, a operação se realizou entre 17 de dezembro de 2022 e seguiu até o último domingo, 29 de janeiro de 2023.
Do mesmo modo, considerando o período de férias e o aumento da movimentação de banhistas e turistas nas praias, sempre a partir deste mês de dezembro, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) realizou à Operação Férias, que aconteceu na orla marítima do Estado.
Área de atuação
Nesse sentido, 115 guarda-vidas atuaram com foco na prevenção, em regiões como na Praia do Futuro e na Praia da Sabiaguaba, em Fortaleza; além das praias do Icaraí e Cumbuco, em Caucaia, como também nos municípios de Aracati e Jijoca de Jericoacoara.
Em síntese, os guarda-vidas ficaram distribuídos em 24 postos, entre fixos e móveis, das 9h às 17h. Ainda assim, utilizaram seis viaturas 4×4, sete motos aquáticas, quatro botes salva-vidas, onze quadriciclos e duas ambulâncias de resgate.
Por fim, o objetivo da Operação Férias foi disponibilizar aos banhistas um serviço de guarda-vidas em prol da prevenção e da segurança aquática. Como resultado, 158 banhistas foram salvas e não houve registro de afogamento fatal nas áreas protegidas pelos guarda-vidas. Em conclusão, prevenir é salvar!