O Corpo de Bombeiros localizado no Distrito Industrial em Santa Cruz do Sul deve ficar fechado nos últimos cinco dias de janeiro. O motivo é a falta de efetivo, já que alguns bombeiros estão auxiliando na Operação Golfinho e outros servidores foram para a reserva.
Uma turma de novos bombeiros está em formação em Santa Cruz, mas a formatura deve ocorrer apenas no mês de julho. Até lá, o Corpo de Bombeiros segue sofrendo com uma defasagem que corresponde a mais de 50% do efetivo previsto para a região.
Conforme o comandante do 1º Pelotão do Corpo de Bombeiros, capitão Joel Dittberner, outro motivo que leva a decisão de fechar as portas temporariamente é a diminuição das horas extras pagas pelo governo do Estado. Com isso, a corporação que trabalha na sede principal, localizada na Avenida João Pessoa, passa a ser responsável por todos os atendimentos.
A mesma situação quase ocorreu no fim do ano passado, mas foi evitada devido a uma suplementação de horas extras garantida pelo comando do Corpo de Bombeiros. O grupo que atua no Distrito deve voltar a trabalhar em 1º de fevereiro, mas se a situação permanecer a mesma, a unidade volta a fechar no fim do mês que vem.
Fonte: Redação Portal Gaz