Foi realizada no Auditório do Centro de Treinamento PROCERGS, em Porto Alegre, dias 18 e 19 de abril,  mais uma oficina do Projeto “Prospectiva XXI – Planejamento Estratégico do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul” (CBMRS), com a presença do   Coronel Adriano Krukoski Ferreira, comandante do CBMRS, e de oficiais dos Batalhões de todo o Estado.
O Projeto “Prospectiva XXI” consiste na construção do Planejamento Estratégico do CBMRS, um trabalho em parceria,  elaborado pelo CBMRS e técnicos em Planejamento Governamental da Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), do Governo do Estado do RS. O presente planejamento busca um maior grau de interação gerencial interna e externa à Instituição, e neste processo, estão sendo levantadas as informações para a análise ambiental e definição das ações, de forma prática, visando assim o crescimento e desenvolvimento organizacional da Corporação.

Para o Coronel Krukoski “a construção do planejamento estratégico do CBMRS, contribuirá sensivelmente no desenvolvimento de uma corporação que ora nasce, no processo de desvinculação da Brigada Militar”.

Diversas ações estratégicas compreendem a elaboração do Planejamento, dentre elas três oficinas e uma pesquisa online que contou com a participação de cerca da metade dos bombeiros militares ativos da Corporação. Durante as atividades, foram elaboradas e validadas: Missão, Negócio, Valores, Matriz SWOT, Visão e os Objetivos Estratégicos do CBMRS.
A Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão, via Departamento de Planejamento Governamental está dando suporte técnico e metodológico para elaboração deste projeto. “A elaboração do Planejamento Estratégico de uma instituição permite a qualificação dos serviços e a construção de melhores alternativas de atuação, e neste contexto, a Prospectiva XXI está inserida no Plano de Modernização da gestão dos órgãos da administração pública, que o Governo do Estado trabalha atualmente”, comentou Antonio Paulo Cargnin, diretor do Departamento da SPGG e coordenador do Projeto.

Fonte: CBMRS