O Corpo de Bombeiros e a Secretaria Municipal de Educação de Tangará da Serra, a 232 km de Cuiabá, estão realizando a segunda edição de um concurso de redação. O tema este ano é “queimada e prevenção para incêndios florestais”. O objetivo é trazer a conscientização entre os estudantes pra evitar as queimadas. Os alunos têm até o dia 14 de setembro para enviar os textos prontos.

Podem participar alunos matriculados nas escolas municipais de Tangará da Serra do 5º ao 9º ano. Devido à pandemia, o maior desafio está sendo fazer tudo virtualmente. A Caroline Magalhães Lacerda, de 14 anos, venceu a edição de 2019. A criatividade da adolescente rendeu a ela uma bicicleta como prêmio, mas sabe que ganhou muito além disso.

“Não pelo fato de ganhar a bicicleta. É mais por você ser reconhecido por uma coisa ou um trabalho que você fez”, afirma.

Em 2019 os alunos das escolas estaduais foram os escolhidos para participar do concurso. Já neste ano, 13 escolas municipais foram desafiadas pelos bombeiros a escreverem redações sobre queimadas e como prevenir os incêndios florestais. O tenente Fábio dos Santos Sabino do Corpo de Bombeiros comenta sobre a importância de se discutir o assunto.

“Conversar com os alunos, com os professores, com os familiares sobre esse período de queimadas e sobre esse tema, em relação aos incêndios florestais, que para nós do Corpo de Bombeiros e para a sociedade, nesse período tão importante”, afirma.

O concurso é dividido em três categorias: os alunos do 5º ao 7º ano devem escrever uma redação narrativa, como se fosse contar uma história. Já os que são do 8º e 9º ano tëm que escrever uma redação dissertativa, nesse caso, eles precisam defender uma ideia a partir do ponto de vista deles.

Os vencedores de cada categoria vão ser premiados com bicicletas e certificados. A Yasmin Duarte está no 9¬ ano da escola José Nodari e não perdeu tempo para fazer a inscrição.

“Quando soltou o edital eu já pensei no que eu queria escrever. Estou quase terminando a redação, falta só um pouco pra terminar. Achei o tema muito interessante e muito importante para ser discutido. Depois de ter estudado bastante eu tive uma visão mais ampla do que está acontecendo e as consequências que as queimadas estão causando pro meio ambiente”, afirma.

E neste ano, o desafio dos estudantes é ainda maior já que não está tendo aula presencial por causa da pandemia. A professora de ciências, Edilaine Viana conta que os professores passam as orientações todas pela internet.

“A gente sabe que nem todos os alunos conseguem ter acesso à internet para discutir essa temática, mas dentro das nossas possibilidades nós estamos fazendo videoconferências, estamos trabalhando por meio das plataformas digitais e aqueles alunos que não têm acesso à internet, estão pegando material de forma impressa”, afirma.

Por mais óbvio que possa parecer, já que queimada é o assunto do momento, não é tão simples assim. O professor de português, Amauri Salvador, dá dicas para o aluno se sair bem no concurso e explica que aí que a exigência é maior.

“O aluno vai ter que surpreender na abordagem. Por ser muito comum, você vai ter que ser não convencional para poder surpreender quem for ler a redação. Questão de técnica vai ter que ser a mesma na hora de estruturar o seu texto”, afirma.