A fim de reforçar a prevenção aquática em todo o litoral paraibano, evitando afogamentos e outros incidentes, o Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba (CBMPB) deu início, na última quinta-feira (7), a Operação Verão.
A ação, que foi lançada oficialmente às 9h com formatura militar no Busto de Tamandaré, na orla de Tambaú, na Capital, incrementa o efetivo de guarda-vidas até o fim do feriadão de Carnaval.
No período, está sendo empregado, entre as praias de Barra de Camaratuba e Acaú (limite litorâneo com o Estado de Pernambuco), um efetivo de até 160 bombeiros nos dias de maior movimentação – a exemplo de fins de semana e feriados. Conforme o comandante geral do CBMPB, coronel Jair Carneiro de Barros, dentro desse efetivo estão também mergulhadores que são preparados para atuar na busca e resgate de vítimas em ambientes subaquáticos.
Foto: Secom/PB
Este ano, o Corpo de Bombeiros formou novos militares nessa especialização, contando agora com 19 mergulhadores de resgate. Ainda segundo o comandante, a Operação Verão redobra o número de postos de guarda-vidas, que pode chegar a 44 no período carnavalesco.
Também foram disponibilizadas 12 viaturas para a prevenção na área litorânea, incluindo seis embarcações.
Nesta edição, a operação contará também com o reforço inédito de dois drones, que auxiliam no monitoramento aéreo das praias. O trabalho preventivo contará com a distribuição de panfletos educativos para a população em pontos estratégicos, com blitzen em entradas de praias e postos de fiscalização – a exemplo do acesso ao Seixas e do posto da Polícia Militar na PB-008.
Balanço – O secretário de Estado da Segurança e Defesa Social (Seds), Cláudio Lima, destacou, durante o lançamento da ação, os resultados obtidos pela pasta ao longo do ano, com redução dos índices de criminalidade, bem como o sucesso da Operação Verão na última edição.
De dezembro de 2016 a fevereiro deste ano, a ação não registrou nenhum óbito por afogamento e computou 13.414 atendimentos preventivos (a exemplo de distribuição de pulseiras de identificação, advertências e informações prestadas ao público).
Foto: Secom/PB
Também foram realizados 38 salvamentos aquáticos, 39 ações de guarda de crianças perdidas e 128 primeiros socorros em decorrência de incidentes com animais marinhos. A operação envolveu uma extensão de 120 quilômetros de faixa litorânea, abarcando 55 praias.
Dicas para banhistas
– Evite nadar sozinho
– Mantenha a linha da água na cintura
– Não faça brincadeiras do tipo: ‘caldos’, ‘trotes’, ‘saltos’ e simulação de afogamento
– Evite tomar banho em locais com correntes, obstáculos e nas proximidades de desembocaduras de rios
– Tenha atenção com superfícies escorregadias ou cortantes
– Reconheça suas habilidades e seus limites na água
– Ao fazer uso de embarcações ou moto aquáticas utilize obrigatoriamente o colete salva-vidas.
Fonte: Paraíba Online