O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) salvou, entre janeiro e outubro de 2023, 438 vidas foram salvas de afogamentos. O balanço representa uma redução de 17,35% em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram salvas 530 vidas de afogamentos em todo território cearense.
Cerca de 83% das ocorrências registradas neste ano ocorreram na Praia do Futuro – Área Integrada de Segurança 10 (AIS 10) de Fortaleza. Em contrapartida, 9% dos resgates ocorreram em Caucaia (AIS 11), 5% em Aracati (AIS 17) e 3% no município de Aracati (AIS 18).
O CBMCE destaca que a redução no número de resgates é um reflexo do aumento de ações preventivas realizadas diariamente pelos bombeiros militares. No apanhado de 12 meses de 2022, o Corpo de Bombeiros protagonizou o resgate de 644 vidas. Já em 2021 e 2020, foram salvas 526 e 563 vidas, respectivamente.
Cuidado com as crianças
A maior preocupação em praias, rios, açudes e balneários são com as crianças. Por isso mesmo, o Corpo de Bombeiros orienta aos pais, ou responsáveis, nunca perdê-las de vista e sempre manter a distância segura de um braço esticado.
É preciso ter em mente que as correntes de retorno são fenômenos naturais comuns da costa cearense. Nesses casos, o aspecto da água com pouca ou nenhuma onda, pode enganar. As águas escuras em locais rasos acabam confundindo o banhista.
Por fim, ao se deparar com uma situação de afogamento, é importante discar 193 imediatamente. A ligação é gratuita e funciona 24 horas por dia nos sete dias da semana.
* Com informações da Assessoria de Comunicação da SSPDS.