O Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul (CBMRS) esteve presente nas ocorrências do temporal que atingiu o litoral norte do Rio Grande do Sul desde a noite da segunda-feira (6), mobilizando guarnições do 5º, 8º e 9º Batalhões de Bombeiro Militar.

As equipes se dividiram no atendimento da população. O primeiro grupo teve a missão de resgatar as pessoas ilhadas, retirando-as das residências que estavam cercadas pela água. As guarnições utilizaram embarcações para acessar as áreas com maior dificuldade e também para remover os ilhados com segurança até um local seguro. Uma segunda equipe foi dedicada a atender as vítimas que já haviam sido retiradas e necessitavam de atendimento médico. Foram também mobilizadas as Forças de Resposta Rápida (FR2), que possuem treinamento específico para missões de busca, salvamento e resgate em operações com enchentes, sendo capacitadas a atuar em situações extremas, especialmente com condições climáticas adversas.

Infelizmente, uma senhora de 55 anos foi encontrada em óbito em seu veículo, na tentativa de se deslocar por uma estrada submersa. Durante o atendimento das ocorrências, o CBMRS resgatou uma criança de dois anos que necessitava de auxílio médico com urgência. Neste atendimento foram unidas equipes, que utilizaram de um veículo apropriado com tração. Após vários quilômetros com atoleiros e muitas áreas alagadas, foi logrado êxito, salvando o menino e família, que tiveram os devidos cuidados da equipe médica, sendo conduzidos ao hospital de Capão da Canoa. Ao todo, foram 15 vidas preservadas pela ação do Corpo de Bombeiros Militar.

O CBMRS continua presente ininterruptamente, sempre pronto para atuar como o esteio da população gaúcha em qualquer adversidade!