Julho é o mês em que o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) comemora a sua instalação no município de São José. Desde o dia 2 de julho de 1999 o município conta com uma estrutura física da corporação, que inicialmente era subordinada ao batalhão de bombeiros militar da capital. Por isso, na manhã da última terça-feira, 4, foi realizada uma solenidade para comemorar a data e marcar a entrega de novas viaturas e equipamentos.

O evento contou com a participação do Comandante-geral do CBMSC, coronel Fabiano de Souza, do subcomandante-geral, coronel Renaldo Onofre Laureano Junior, do comandante da 1º Região de Bombeiros Militar, tenente-coronel Jorge Artur Cameu Júnior e do atual prefeito de São José, Orvino Coelho de Ávila.

O Batalhão

Em 2009, acompanhando o crescimento econômico e social da região da Grande Florianópolis, o então governador de Santa Catarina – Luiz Henrique da Silveira – assinou no dia 02 de julho o decreto nº 2.430 que elevou a 1º Companhia de Bombeiros Militar ao nível de batalhão. Este ato trouxe uma nova articulação à região metropolitana de Florianópolis e beneficiou diretamente 584.144 catarinenses distribuídos nos 13 municípios sob a circunscrição desta nova unidade de bombeiro militar. A assinatura deste decreto foi realizada no mesmo dia em que o CBMSC comemorava sua primeira década de instalação em São José.

Em seus primeiros anos, o batalhão contava com dezoito bombeiros militares. Atualmente, já são 08 quartéis operacionais e administrativos com um efetivo de 160 militares entre oficiais e praças, bem como 173 bombeiros comunitários.

Entregas de viaturas e equipamentos

Em conformidade com o plano de comando “Rumo ao Centenário 2023-2026”, buscando implementar tecnologia móvel para a realização de vistorias de segurança contra incêndio, a fim de proporcionar maior agilidade e eficiência no atendimento realizado, o CBMSC adquiriu tablets que serão utilizados pelos vistoriadores.

Durante as vistorias, o CBMSC precisa contar com a experiência de seus profissionais para realizar as ações com agilidade e eficiência, aumentando assim a qualidade do atendimento. Porém, tão importante quanto a qualidade dos profissionais, é a disposição de materiais que somam ao trabalho eficaz dos bombeiros que estiverem em atuação.

Por esse motivo, a corporação adquiriu dois veículos Fiat Argo, para serem utilizados pelo Serviço de Segurança Contra Incêndio (SSCI). Esses veículos adicionais aumentam consideravelmente a agilidade nos deslocamentos para vistorias, permitindo uma abrangência maior nos atendimentos preventivos. Além disso, a renovação da frota é fundamental para garantir o bom funcionamento dos equipamentos e a segurança dos profissionais envolvidos nas operações.

Com a redução dos custos de manutenção, podemos direcionar recursos financeiros para outras áreas prioritárias, fortalecendo ainda mais a capacidade de resposta do CBMSC perante os desafios enfrentados diariamente. Essas novas viaturas representam um investimento estratégico que contribui para o aprimoramento contínuo dos serviços prestados à população.

Somados, o investimento em equipamentos e viaturas alcançou os R$180.000,00 reais.

Entrega de material para a Força-Tarefa 10 (FT-10)


A Força-Tarefa (FT) é a reunião de uma equipe de bombeiros militares com habilidades técnicas específicas e que tem uma rápida capacidade de mobilização e deslocamento. Além disso, os profissionais são treinados para respostas de busca e resgate em desastres ou calamidades públicas.

Visando a estruturação da FT-10, conforme prevê o Plano de Comando, foi realizado um investimento em equipamentos na ordem de R$217.480,00 reais, deixando a FT ainda mais preparada para dar resposta em situações de desastres.

Na solenidade foram entregues 02 botes infláveis para ocorrências de busca e salvamento em inundações e enxurradas, 16 kits contendo roupas, luvas e botas de neoprene, 16 capacetes de proteção para águas rápidas, 12 capacetes multimissão adequados para a FT, 4 lanternas Fire Vulcan, 10 lanternas de ângulo reto, material de salvamento em altura e 32 roupas multimissão.

Texto: Cristina Schulze – assessora de imprensa do CBMSC