O coronel BM João Valério Borges assumiu nesta quarta-feira (28) o comando-geral do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC). Ele foi empossado no centro de Ensino da corporação, no bairro Trindade, em Florianópolis, pelo governador Eduardo Pinho Moreira.

O cargo era ocupado pelo coronel Onir Mocellin, que ficou à frente da pasta por três anos. Também tomaram posse o subcomandante-geral coronel BM Vanderlei Vanderlino Vidal e o chefe do Estado-Maior Geral, o coronel BM Alexandre Correa Dutra.

“É uma instituição vital para a tranquilidade da população. O Corpo de Bombeiros de Santa Catarina presta um trabalho inestimável, todos nós sabemos da dedicação. E agora, com a troca de comando, continua o mesmo espírito dos últimos anos, que é a reposição de efetivo, equipamentos modernos, serviços com qualidade e eficiência, sempre buscando o melhor para proteção dos catarinenses. Temos certeza que as conquistas desta corporação continuarão”, disse o governador.

Ao deixar o comando, Mocellin relatou que nos últimos três anos a instituição aumentou quatro vezes o número de vistorias e análises de projetos preventivos contra incêndios e foi atendida toda demanda reprimida, além de outras conquistas. Destacou que, no último ano, o Corpo de Bombeiros realizou 630 mil atendimentos, uma média de 1,7 mil por dia.

 “Tivemos respeito e muito cuidado com o cidadão. Reduzimos em mais de 50% as mortes por afogamentos nas praias. Nesta última temporada, tivemos apenas uma morte por afogamento em área protegida. A melhor temporada de todos os tempos. Tenho certeza que cada integrante do Corpo de Bombeiros, assim como eu, se orgulha da instituição a que pertence. Hoje posso dizer com toda certeza que sou uma pessoa realizada e faria tudo de novo”, afirmou o coronel Mocellin.


Fonte: Diarinho / Elaine Mafra

Foto: Julio Cavalheiro/Secom