O Pelotão de Bombeiros Militar de Viçosa participou de várias atividades de conscientização e educação para o trânsito que integraram as ações do movimento Maio Amarelo, que tem como proposta chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito.  Ao longo do mês, os Bombeiros participaram de blitz educativas realizadas em conjunto com outros órgãos da cidade e, encerrando as programações, ministraram palestras sobre conscientização e segurança no trânsito. 

No último dia 24, foi ministrada uma palestra na Escola Professor Samuel João de Deus em Paula Cândido, para aproximadamente 500 pessoas. A atividade visou trazer ao conhecimento dos participantes os altos números de acidentes e óbitos no trânsito e conscientizá-los sobre ações que contribuem para aumentar a segurança no trânsito. Ainda, o público presente foi orientado a como agir diante de acidentes, como acionar o serviço de emergência e como proceder com primeiros-socorros.

No dia 29 de maio, o Corpo de Bombeiros realizou uma palestra para os atiradores do Tiro de Guerra de Viçosa. A palestra abordou os conceitos de trânsito, segurança no trânsito e direção defensiva. Além disso, foram apresentadas atitudes seguras e fatores de risco no trânsito. Os militares do Tiro de Guerra foram incentivados a refletir sobre os perigos no trânsito e compartilhar suas experiências pessoais sobre acidentes.  

O comandante do 3º Pelotão de Bombeiros Militar de Viçosa, 2º Tenente Élio,  ressalta que é dever de todos os motoristas conduzir seus veículos de forma segura, respeitando as normas de trânsito e objetivando a direção defensiva, uma vez que os acidentes de trânsito provocam milhares de mortes todos os anos no Brasil, causando muita dor e sofrimento para as famílias e enormes prejuízos econômicos para o país. 

“Devemos sempre priorizar a prevenção de acidentes, mas em caso de alguma emergência o 3° Pelotão de Bombeiros Militar de Minas Gerais está à disposição de toda a comunidade viçosense e da região pelo telefone 193”, concluiu o comandante.

 

Foto: CBMMG