Desde o dia 17 de outubro de 2022, o Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul (CBMRS) está a realizando a capacitação e a certificação de militares estaduais para exercerem a função de guarda-vidas no litoral (norte e sul) e águas internas. A capacitação é direcionada àqueles militares que ainda não possuem o curso de guarda-vidas e a certificação é para aqueles que já possuem o curso de guarda-vidas e precisam apenas passar por um processo de validação.
Os militares que estão realizando o treinamento são oriundos do próprio Corpo de Bombeiros Militar e, também, da Brigada Militar, que cedeu policiais para participarem da Operação Verão por intermédio de Termo de Cooperação.
Corpo de Bombeiros Militar direciona bombeiros militares para a função de guarda-vidas
Até o momento, foram certificados 128 (cento e vinte e oito) bombeiros militares para a função de guarda-vidas, estando eles já aptos ao serviço. Além disso, a expectativa da Corporação é realizar a certificação de mais 200 (duzentos) bombeiros militares.
Quanto a capacitação, há, atualmente, 45 (quarenta e cinco) bombeiros militares aptos a participarem do curso, que ocorrerá no período de 16/11 a 5/12 do corrente ano.
Brigada Militar contribui com efetivo para atuação nas guaritas
Até a publicação da presente matéria, 91 (noventa e um) policiais militares foram certificados pelo CBMRS para atuarem como guarda-vidas nas guaritas, havendo a possibilidade, ainda, da vinda de mais 119 (cento e dezenove). Isso porque o Termo de Cooperação firmado objetivou a cedência de até 210 (duzentos e dez) policiais militares para execução do serviço de guarda-vidas.
Expectativa do CBMRS é possuir 585 militares estaduais na função de guarda-vidas, que se somarão aos guarda-vidas civis que ainda estão em processo de seleção
A expectativa do CBMRS é possuir, até 5 de dezembro, aproximadamente, 585 (quinhentos e oitenta e cinco) militares estaduais – dentre bombeiros e policiais –, os quais se somarão aos guarda-vidas civis que ainda estão em processo de seleção.
Texto: ASCOM/CBMRS
Dados: AODC/CBMRS