A Seção Contra Incêndio (SCI) do aeroporto internacional de Fortaleza participou nesta manhã, (17), do Exercício Simulado de Emergência em Aeródromo (ESEA), nas dependências do Aeroporto Internacional de Fortaleza. Área Integrada de Segurança 5 (AIS 5).

O simulado tem como objetivo verificar à operacionalidade, promover a melhoria contínua dos procedimentos previstos no Sistema de Resposta à Emergência Aeroportuária (SREA), simular os procedimentos do Serviço de Salvamento e Combate a Incêndio (SESCINC) para a resposta a uma emergência, além de manter o nível de capacitação do efetivo bombeiro militar em situações que envolvam possíveis acidentes ou incidentes aeronáuticos.

A ideia foi criar uma situação em que seja possível treinar preventivamente os profissionais para que consigam tomar as medidas necessárias em caso de emergência com vítimas.

O simulado envolveu uma aeronave em apoderamento ilícito, com 30 pessoas a bordo, sendo 25 (vinte e cinco) passageiros e 05 (cinco) tripulantes. Após a autorização da equipe de negociação, os Bombeiros foram acionados via Torre de Controle (TWR). As viaturas CCIs 1, 2 e 3 e CRS seguiram para o local (TECA Internacional), se mantendo a uma distância segura, na zona fria, para possível intervenção imediata em caso de salvamento e combate a incêndio.

Após o aval dos negociadores, os 09 (nove) bombeiros da equipe de atuação seguiram para próximo a aeronave no intuito de direcionar os passageiros desembarcados até as lonas de triagem.

Participaram também do simulado a Polícia Federal, uma equipe da CIOPAER, assim como o Esquadrão antibombas da Polícia Militar, além de equipes do SAMU e do Posto Médico do aeroporto.

As guarnições de combate a incêndio e salvamento da 6ªCIA/1ºGB foram comandadas pelo Sub Tenente Luciano e pelo Sub Tenente Ribeiro e contou com a supervisão do TC Cláudio, Comandante da Unidade Militar.

Vidas alheias e riquezas salvar!