RIO - Um balanço ainda parcial do Corpo de Bombeiros do Rio divulgado na tarde deste domingo (13) revela que apenas nas praias da cidade foram realizados 16 salvamentos pelos militares de plantão nos grupamentos marítimos. Na semana passada, a Marinha do Brasil distribuiu alerta sobre a chegada de ressaca no litoral do estado com ondas de até quatro metros. De acordo com a Marinha, o fenômeno pode durar até às 9h desta segunda-feira. O balanço completo de todos os atendimentos do Corpo de Bombeiros será finalizado nesta segunda-feira.

Segundo a corporação, por conta do aviso de ressaca foi montado um plano de contingência para os locais com maior risco, com patrulhamento ostensivo, aumento da sinalização com bandeiras de advertência, interdição e isolamento de áreas. A corporação voltou a recomendar neste domingo que, durante a ressaca, as pessoas não entrem no mar e não pratiquem esportes na praia. O aviso também serve para embarcações de pequeno e médio porte.

Caso alguém presencie situações de risco, como afogamento, por exemplo – o Corpo de Bombeiros pede que a pessoa imediatamente acione a corporação, por meio do 193, ou procure o guarda-vidas mais próximo.

Fonte: Antônio Werneck - O Globo