O Dia do Desafio é nesta quarta-feira, mas o Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul (CBMRS) antecipou a largada e começou os desafios nesta terça-feira. Durante 24 horas, ininterruptamente, serão realizadas diferentes atividades. A corporação se concentrou no trecho 3 da Orla do Guaíba, para uma série de atividades físicas, e no Clube Grêmio Náutico União (GNU), para natação e mergulho. Todas as atividades são abertas para a população.

O objetivo do Dia do Desafio é incentivar a prática de atividades físicas visando a melhoria da qualidade de vida, da saúde e do bem-estar. Neste ano,o desafio é realizar o DDD+1 para incentivar um amigo a praticar atividade física também. O evento organizado  pelo Serviço Social do Comércio (Sesc/RS) e seus parceiros contará com ações gratuitas em diferentes pontos de Porto Alegre . 

O comandante-geral do CBMRS, Coronel Eduardo Estêvam Rodrigues, deu início ao desafio no GNU, realizando o primeiro revezamento de natação. O comandante-geral ressaltou que essa ação reforça a conexão entre o Corpo de Bombeiros, a saúde e a qualidade de vida. Com base nessa sinergia, a programação foi organizada contando com a participação de voluntários de todo o Estado. “O Corpo de Bombeiro tem como sua missão salvar vidas. Queremos dar o recado para a população buscar atividade física. Montamos toda essa atividade, de 24 horas, com o objetivo de incentivar as pessoas a dizerem não ao sedentarismo e promover um estilo de vida mais ativo e saudável. Os atletas e paratletas do GNU também estão participando. Essa é uma atividade totalmente voluntária, queremos incentivar o esporte e a qualidade de vida”, afirmou.

A movimentação dos bombeiros, na Orla do Guaíba, chamou a atenção da Denise Rodrigues e seu filho Eduardo de 11 anos. Eles foram surpreendidos pela atividade e o menino ficou curioso para conhecer a vestimenta dos bombeiros. Depois de vestir parte do uniforme dos bombeiros, o estudante afirmou que teve uma experiência única. “Foi muito legal. Foi uma experiência nova. Nunca tinha imaginado vestir uma roupa de bombeiros. A roupa é pesada”, afirmou com alegria.

O gerente de esportes do GNU, Joel Prates, ressaltou que o clube está inserido na sociedade gaúcha. "É um clube que tem inúmeras modalidades olímpicas e a ideia Dia do Desafio é fazer esporte. Então nós abrimos as nossas portas com essas parcerias para incentivar as pessoas que vêm em busca de uma atividade. O GNU é da comunidade, é de todos nós".

O gerente de esporte e lazer do Sesc, Marcelo de Campos, afirmou que essa atitude do CBMRS foi fantástica. “Esse evento mundial propõe que as pessoas parem um pouco e façam, pelo menos, 15 minutos de atividade física. No Dia do Desafio, o Corpo de Bombeiros está se desafiando e incentivando a comunidade”, declarou.

Outras atividades estão espalhadas por Porto Alegre. Na Redenção, por exemplo, serão oferecidas atividades de basquete, vôlei, futebol e Tai Chi Chuan. Já no centro da cidade, as pessoas terão a oportunidade de se exercitar em um circuito de infláveis. No CETE, estão previstas aulas de ginástica ao ar livre, além de atividades físicas, de lazer e recreação. A sede do Sistema Fecomércio-RS também terá um espaço esportivo, onde os colaboradores e visitantes poderão praticar basquete, futmesa, futebol sentado, além de uma caminhada orientada nos arredores da sede.