A princípio, os mergulhadores da Companhia de Mergulho de Resgate trouxeram a estrutura até a superfície e a fixaram a outra estrutura. Como também, esta estrutura flutuante abrigava um motor responsável pela irrigação da comunidade de Curupati, no município de Jaguaribara.
O incidente ocorreu na quinta-feira, 31 de agosto, os bombeiros militares de Limoeiro do Norte foram acionados na sexta-feira, 01 de setembro. Contudo, o cabo Nairo, conseguiu localizar e prender a outra estrutura.
Ainda assim, os mergulhadores da Companhia de Resgate, no sábado, 2 de setembro, continuaram o resgate, desta vez trazendo a superfície a estrutura naufragada
A reflutuação
De acordo com o 1º tenente Samuel de Sousa Nogueira Costa, “resgatamos a estrutura de aço, com dimensões aproximadas de 6m x 4m com e carga estimada entre 2 e 3 toneladas, contendo dois flutuantes cilíndricos e um conjunto de bomba para captação de água de cerca de 11 metros de profundidade”, informou o mergulhador líder da operação.
Nesse sentido, “para a reflutuação utilizamos Levantadores de Peso Submerso (LPS), cabos de tração, correntes, talhas manuais para içamento, embarcações dentre outros”, detalhou.
Além disso, “a operação durou pouco mais de 7 horas e consistiu na retirada da estrutura que se encontrava inclinada no fundo do açude, presa a tubulações de grande diâmetro”, enfatizou o tenente.
Em síntese, “a parte mais elevada da estrutura estava a cerca de 7 metros de profundidade, enquanto a mais baixa, estava no fundo a cerca de 11 metros de profundidade”, concluiu.
Após a utilização de 2 talhas com capacidade de içamento para 1 tonelada cada uma e de mais 4 LPS com capacidade de 250 kg cada, a estrutura emergiu de maneira cadenciada até a superfície.
Com parte da estrutura naufragada para fora d’água, se realizou ancoragens na estrutura da balsa maior colocada acima, permitindo que os membros da comunidade realizassem a retirada das fiações, encanamento do motor para reparos, posteriormente.
Por fim, atuaram na ocorrência, o tenente Samuel, o subtenente Daniel, o subtenente P. Carneiro, sargento Paulo Roberto e o cabo Nairo.
Companhia de Mergulho de Resgate. 2ª Companhia do 4º Batalhão de Bombeiros Militar. Comando de Bombeiros do Interior.