O Corpo de Bombeiros comandou um treinamento de ação em casos de emergência, na Praia do Sancho, em Fernando de Noronha, nesta sexta-feira (2). Os militares realizaram um simulado de salvamento que contou com a participação de servidores do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
O comandante dos Bombeiros, capitão Carlos Araújo, disse que o Sancho foi escolhido por conta do relevo e das características do local.
“A Praia do Sancho tem dificuldade de acesso, além da possibilidade de incidente de tubarão e queda. Por conta dessas características escolhemos esse local. O objetivo maior é dificultar a retirada da possível vítima para ter uma ideia do tempo necessário para transportar até o hospital”, informou o capitão Araújo.
Para chegar à praia é necessário descer três escadas, numa altura de cerca de 50 metros. No treinamento foram repassadas orientações para atendimento de traumas causados por queda.
“Nós repassamos procedimentos em casos de traumas cranioencefálicos, fratura de membros inferiores e superiores, traumas por impactos causados por conta do deslocamento”, afirmou o comandante do Corpo de Bombeiros.
O Sancho faz parte do Parque Nacional Marinho, área que é de responsabilidade do ICMBio. O treinamento tem o objetivo de capacitar servidores do instituto, trabalhadores da empresa concessionária dos serviços turísticos da reserva ambiental e profissionais da saúde.
“O treinamento faz parte da estratégia de simular situação real envolvendo várias instituições. Nós testamos na prática os conhecimentos dos cursos realizados e o sistema de comunicação. Com isso nós identificamos possíveis erros e criamos um processo de melhoria contínua” disse o chefe de Uso Público do ICMBio, Rafael Costa.