Por volta das 12h50 desta terça-feira (14), a Guarda Municipal de Parambu acionou a 3ª Companhia do 3° Batalhão, com sede em Tauá, informando sobre um animal silvestre (cobra) que teria invadido uma residência no bairro Horácio Alves. Imediatamente, a guarnição de plantão fez deslocamento para a captura segura do animal.

De acordo com o subtenente Ladston SIlva de Sousa, “a cobra estava na copa de uma árvore no quintal da residência, medindo aproximadamente 2 metros de comprimento. Havia o risco da serpente adentrar a residência pelos galhos que tocavam o telhado da casa. Feito a contenção rápida e segura do animal, conduzimos o mesmo para seu habitat natural, pois encontrava-se sem ferimento aparente”, declarou o comandante do socorro.

Prevenção

A princípio, recomendamos à população a não tentar capturar o animal, mesmo não sendo uma cobra venenosa. O mais prudente é manter-se distante de todo e qualquer animal silvestre. Como também, ligar para o número 193.

A Jiboia

A jiboia é uma serpente que pertence à família Boidae, na qual estão as maiores espécies de serpentes não peçonhentas. Tem o nome científico: Epipremnum pinnatum. Assim como ela pode ser encontrada em quase todos os biomas brasileiros. A jiboia é um réptil que pode atingir até quatro metros de comprimento, entretanto, geralmente não apresenta mais de dois metros. As jiboias perdem em tamanho, no nosso País, apenas para a sucuri, sendo considerada, portanto, a segunda maior espécie da fauna brasileira.

Em 2022, entre janeiro e novembro foram resgatadas 6.893 serpentes, cerca de 6500 foram jiboias.

Balanço

Por fim, em 2022, entre janeiro e novembro, foram resgatados 10.047 animais. O balanço de 2022 é superior aos anos de 2019, 2020 e 2021, quando a corporação resgatou 3.919, 5.217 e 6.252 animais, respectivamente. em todo o território estadual.

Em síntese, atuaram no resgata do animal, o subtenente Ladston, o soldado Rodrigues e soldado Souza, na viatura AS 48.