Um jacaretinga, réptil carnívoro também conhecido como jacaré-de-óculos, foi resgatado nesta quarta-feira (27), por uma equipe do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE). O animal silvestre, de um metro de comprimento, estava trafegando no calçadão do Açude Público Paulo Sarasate, mais conhecido como açude Araras, em Varjota, pertencente à Área Integrada de Segurança 16 (AIS 16) do Estado.

A princípio, os bombeiros militares do Posto Avançado de Ipueiras, da 2ª Companhia do 3º Batalhão do CBMCE foram acionados para uma ocorrência, por volta das 8 horas da manhã, para resgatar um jacaretinga que estava no calçadão do açude Araras. O réptil foi localizado por populares. “Chegando ao local, verificamos que a jacaretinga teria sido imobilizada, mas sem ferimentos aparentes”, relatou o subtenente Luís Carlos do CBMCE, comandante do socorro.

O réptil, medindo cerca de um metro, foi conduzido e devolvido a uma região de mata fechada, próxima a uma fonte d’água e compatível com seu habitat natural, em Ipueiras. Conforme ocorrências recentes do Corpo de Bombeiros, essa espécie de réptil tem sido encontrada com bastante frequência nas cidades cearenses de Caucaia, Crateús, Ipueiras, Independência e Trairi. Primeira oportunidade em Varjota.

Jacaretinga

Conhecido também como jacaré-de-óculos, o réptil carnívoro habita diferentes rios e lagos. No Brasil, recebeu o nome de jacaretinga por causa de seu dorso branco, pois tinga significa “branco”, em língua tupi. Os machos chegam a medir entre 1,8 a 2,5 metros de comprimento, e as fêmeas, 1,4 metro. Eles se alimentam de diferentes espécies de animais como crustáceos, peixes, anfíbios, répteis, aves e pequenos mamíferos.

Resgate

Os animais silvestres são protegidos pela Lei nº 9.605/1998, a Lei dos Crimes Ambientais. Portanto, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará alerta para os cuidados que se devem ter ao encontrar um animal silvestre. Primeiro, mantenha-se sempre distante do animal; não tente capturá-lo para não ferir ou machucar o animal. Em seguida, acione imediatamente uma equipe do Corpo de Bombeiros para fazer o resgate, ligando o número 193. A ligação é gratuita e o serviço funciona 24 horas por dia, inclusive em fins de semana e feriados.

Em síntese, o CBMCE orienta também aos condutores de veículos que quando visualizarem animais em vias de tráfego, sempre reduza a velocidade ou pare o veículo. Assim poderá evitar acidentes e não machucar o animal, na maioria dos casos, levando-o à morte.