Por volta das 7h50 da manhã deste domingo, (12), os bombeiros militares da 2ª Companhia do 4º Batalhão foram acionados por meio do número 193, a ligação caiu direto no quartel, para atender uma ocorrência de soterramento, em Limoeiro do Norte. Imediatamente, a guarnição de serviço se deslocou até o Sitio Socorro, na zona rural de Limoeiro do Norte
A princípio, o senhor estava cavando uma fossa na frente de sua residência, que já estava com cerca de 4 metros de profundidade, quando veio as paredes laterais cederam e soterrou a vítima. Quando o socorro chegou, somente o senhor se encontrava soterrado.
De acordo com o tenente coronel Alexandre, “quando o socorro chegou, o senhor estava soterrado até o pescoço, essa pressão da areia sobre seu corpo causou dificuldade de respiração. Assim, utilizamos seis cilindros de oxigênio do Equipamento de Proteção Respiratória Autônoma (EPRA), onde o senhor respirou pelo EPRA até liberarmos mais seu corpo, facilitando a respiração natural”, comentou o comandante da 2ª Companhia do 4º Batalhão (2ªCia/4ºBBM), quartel de Limoeiro do Norte.
O resgate
Para o resgate, foi utilizado portas e telhas que escoraram o entorno da vítima, de modo que a conter as paredes que desabavam o tempo inteiro, pois a areia era frouxa e fina.
A princípio, esta contenção das paredes foi para proteger a vítima, assim como dar segurança de operação aos bombeiros. Contudo, depois de mais de 2 horas em revezamento, removendo areia, se concluiu que seria necessário uma maquina. Como também, o subtenente Marcos conseguiu de um conhecido seu uma máquina, trator, que auxiliou demais e agilizou o trabalho. O operador trouxe sua máquina voluntariamente. Muito obrigado!
Em síntese, após o resgate, o senhor de 64 anos de idade, estava consciente e orientada, mas se queixou de dores nos membros inferiores, foi imobilizada e conduzida pelo Serviço de Atendimento Médico de Urgência (SAMU) para o Hospital São Camilo, em Limoeiro do Norte. O resgate foi concluído por volta das 15h30 da tarde.
Por fim, atuaram no resgate, além dos bombeiros militares de serviço: Sargento Freitas, soldado De Oliveira, soldado Cordeiro, soldado Tomaz, soldado Lucivando e soldado Augusto. Contudo, os demais bombeiros militares a seguir, de modo voluntário e estando de folga, também contribuíram com o resgate: Capitão Santiago, subtenente Marcos, subtenente Marceliano, cabo Ricardo, soldado Nairo, soldado Viana, soldado Mauro, soldado Hunald, soldado kennedy. Assim como, o apoio dos bombeiros militares do Aracati, 3ªCia/4ºBBM, soldado Moreira e soldado Monteiro.
Veja o vídeo do resgate clicando AQUI.