Corpo de Bombeiros resgata serpentes em São Gonçalo do Amarante, na Área Integrada de Segurança 23 (AIS 23).
Sobretudo, o Corpo de Bombeiros resgatou duas serpentes Jiboia neste domingo (18), a primeira por volta das 11h55, que se encontrava em um coqueiro. Enquanto por volta das 12h21, a segunda serpente se encontrava em um pé de tangerina. Enfim, as serpentes por não apresentarem ferimento aparente seguiram ao habitat natural.
Por fim, atuaram nas ocorrências, tenente Magalhães, subtenente Lino, subtenente Abreu, soldado Gomes e soldado Vasconcelos.
A Serpente Jiboia
A princípio, uma jiboia não peçonhenta é uma serpente que pertence à família Boidae, especificamente ao gênero Boa. Assim, ao contrário das cobras venenosas, como as jararacas, cascavéis ou as cobras coral, as jiboias não possuem glândulas de veneno nem presas especializadas para injetá-lo. Ou seja, as Jiboias não são serpentes peçonhentas.
Ainda assim, as jiboias são conhecidas por seu tamanho impressionante e pela constricção. Ou seja, um método de caça em que elas envolvem suas presas com seus corpos musculosos para restringir sua respiração e matá-las por asfixia.
Embora não sejam venenosas, as jiboias ainda podem causar ferimentos por meio de mordidas. Além disso, suas mandíbulas são poderosas e podem infligir danos significativos. No entanto, elas geralmente não atacam humanos, a menos que se sintam ameaçadas ou provocadas.
Balanço de resgates 2023
Nesse sentido, em 2023 o Corpo de Bombeiros resgatou 4.991 animais, entre janeiro e maio deste ano. Ou seja, os resgates dos cinco primeiros meses do ano representam um aumento de 13%, quando se compara com o mesmo período, em 2022, quando 4.421 animais foram resgatados.
Em síntese, nos cinco primeiros meses do ano, cobras, felinos e cães foram alguns dos animais que receberam atendimento do Corpo de Bombeiros.
Por fim, caso precise do Corpo de Bombeiros, basta ligar 193, que funciona 24 horas por dia, inclusive em fins de semana e feriados.