No final da manhã desta terça-feira, (14), os bombeiros militares do Posto Avançado de Ipueiras resgataram três vítimas de acidente de transito que se encontravam presas às ferragens.

O acionamento ocorreu por meio do número institucional do Posto Avançado por volta das 11h56. Imediatamente a guarnição se deslocou até o local da ocorrência. A princípio, o acidente ocorreu no km 11, da CE 257, estrada que liga a sede de Ipueiras ao Distrito Matriz de São Gonçalo, conhecida como curva da morte.

Como também, no informe inicial da ocorrência, foi relatado que duas vítimas se encontravam presas às ferragens e com vida.

Também foi informado que carga do caminhão era trigo. Informes de populares relataram que o caminhão faltou freio ao tentar reduzir a velocidade para fazer uma curva, vindo a descer em uma ribanceira.

O resgate

A princípio, no reconhecimento, se constatou que na verdade se tratavam de três vítimas presas às ferragens. Para o resgate foi utilizado o kit de desencarceramento.

As vítimas presas as ferragens, sofreram escoriações múltiplas, cortes contundentes e fraturas pelo corpo, porém foram resgatadas com vida. E, foram conduzidas pelo SAMU ao hospital municipal de Ipueiras. Contudo, devido a gravidade dos ferimentos, os mesmos estavam aguardando logística para traslado para a Santa Casa de Sobral.

O Kit desencarcerador

O desencarceramento é a operação de salvamento e resgate que exige aplicação de ferramentas que livrem a vítima de materiais envolventes que a prendam ou encarcerem. Um equipamento conhecido como desencarcerador permite a retirada de vítimas presas em ferragens de automóveis, aeronaves ou quaisquer outros ambientes que, devido a sua estrutura metálica, necessite ser cortado ou expandido por equipamento específico, cuja força para o corte é geralmente promovida pelo bombeamento hidráulico, por um motor, geralmente acomodado numa viatura própria do Corpo de Bombeiros. O kit é composto por uma ferramenta combinada, uma ferramenta de corte, um expansor e o motor.

Por fim, os bombeiros militares que atenderam a ocorrência foram, o soldado Thiago, o soldado Davi Alves e o soldado Miranda. Também somaram esforços, a Polícia Militar do Ceará e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).