O Corpo de Bombeiros da Capital fará nesta quinta-feira em Florianópolis uma reunião com proprietários de bares e casas noturnas para alertar sobre o uso de artefatos pirotécnicos nesses ambientes, o que é proibido. A decisão da corporação vem depois de denúncias para o 193 e da imagem divulgada pelo jornalista da NSC Comunicação, Renato Igor, de velas-faísca sendo utilizadas em um beach club de Jurerê Internacional no começo deste mês de janeiro.

 

 

O encontro desta quinta, às 9h, no Centro de Ensino dos bombeiros no Bairro Trindade, também servirá para que os empresários sejam notificados das sanções legais cabíveis em caso de descumprimento da lei. A Polícia Civil, através da Diretoria de Jogos e Diversões, e outros representantes do Estado e das prefeituras de São José e de Florianópolis estarão presentes no ato.

Segundo a assessoria dos Bombeiros, "a quase cinco anos do maior evento brasileiro envolvendo incêndio com artefato de pirotecnia, ocorrido em Santa Maria, algumas casas noturnas ainda insistem no uso ilegal de queimadores e velas com faíscas para comemorações em ambientes fechados". As alegações dadas pelos empresários são de que os clientes exigem e que as casas noturnas teriam queda no faturamento se abolissem a prática.

A corporação, entretanto, garante que as casas noturnas que comprovadamente colocarem em risco a vida de pessoas com uso de tais artefatos, podem ser interditadas e terem, inclusive, cassado o atestado de funcionamento.

Fonte: Diário Catarinense