A princípio, em 2022, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) resgatou entre janeiro e outubro, 501 banhistas de afogamentos, em todo o território estadual. Além de banhistas cearenses, também foram resgatados banhistas de outros estados e até banhistas internacionais. O balanço de 2022 é menor aos anos de 2020 e 2021, quando a corporação resgatou 563 e 526 banhistas, respectivamente.

O final de semana de 28 a 30 de janeiro de 2022

De acordo com o 1º tenente Bruno Torquato de Sousa, “a 1ªCSMar/BBS que atua na Praia do Futuro realizou 691 prevenções na faixa de areia e realizou 21 salvamentos de banhistas com vida, em situação de afogamento, sendo cinco cearenses, quatro de Fortaleza e um de Maracanaú; quatro do Rio de Janeiro; quatro de São Paulo; três de Rondônia; duas de Minas Gerais; um do Piauí; um de Santa Catarina e um estrangeiro de Portugal.

Como também, um adulto perdido foi encontrado e entregues aos seus familiares em perfeitas condições de saúde e segurança. Assim como foram utilizadas 20 placas de sinalização ao longo da faixa de areia”, em síntese comentou o oficial de praia da 1ªCSMar/BBS.

Prevenção

Corpo de Bombeiros do Ceará dá dicas de como evitar afogamentos

Em síntese, em 2022, foram realizadas 75.651 prevenções na faixa de areia junto aos banhistas.

Sobre os Guarda-vidas (GV’s) do Corpo de Bombeiros do Ceará

“O Corpo de Bombeiros distribui pela orla guarda-vidas em postos, além de disponibilizar recursos como quadriciclos, viaturas 4×4 e motos aquáticas, como também do apoio de ambulâncias do tipo resgate do Batalhão de Socorro de Urgência (BSU)”, relatou o relatou o major Chailon Fonteles.

O serviço de guarda-vidas encontra-se disponível em Fortaleza, Praia do Futuro, em Caucaia, Aracati e Jijoca de Jericoacoara.

Vidas alheias e riquezas salvar!