A Praia do Leão, em Fernando de Noronha, que está fechada para a visitação pública desde o início da pandemia do novo coronavírus, vai ser utilizada pelo Corpo de Bombeiros para um treinamento de resgate. A área faz parte do Parque Nacional Marinho e não está entre os locais liberados para uso dos moradores.

A autorização especial foi concedida, na segunda-feira (24), pelo Instituto Chico Mendes da Biodiversidade (ICMBio), Ela começa a vigorar na terça-feira (25).

 

O capitão dos Bombeiros Carlos Araújo informou que a praia tem muitas vantagens para o treinamento de resgate. “A Praia do Leão tem ondas, correntezas e faixa de areia extensa para corrida”, explicou o militar.

Segundo o capitão Araújo, as atividades no local também ajudam a melhorar o preparo físico dos integrantes da corporação. Como a visitação da área está fechada para a comunidade, os militares vão ter o espaço disponível para as ações.

A direção do ICMBio autorizou o uso da área, entre outros motivos, por causa dos trabalhos realizados em parceria com os Bombeiros.

 

“O Corpo de Bombeiros tem ações importantes na ilha, como regaste e salvamento. Eles também colaboram com o treinamento dos condutores de visitantes, que realizam trabalhos na área do Parque Nacional”, afirmou o chefe do ICMBio, João Rocha.

Visitação do Parque

Nesta segunda-feira, o ICMBio também divulgou a programação de visitação dos moradores na área do Parque Nacional Marinho.

A comunidade pode visitar, de terça-feira (25) a sábado (29) os seguintes locais: Baía do Sueste, das 9h às 16h; Baía dos Porcos, das 9h às 17h; Trilha Mirante Sancho-Golfinhos, das 9h às 16h; Trilha Forte do Sueste-Caracas-Leão, das 9h às 16h; surfe nas Caieiras, 9h às 17h. O parque ficará fechado no domingo (30) e na segunda-feira (31).