Uma cerimônia realizada na manhã desta sexta-feira, 05 de novembro, marcou o 52º aniversário da 3ª Cia de Bombeiros Militar em Ouro Preto. O evento, realizado no quartel da corporação, contou com a presença do prefeito Angelo Oswaldo, da vice-prefeita Regina Braga e diversas autoridades políticas, civis e militares, além do comandante do 1º batalhão, Coronel Sérgio José Ferreira, que presidiu a cerimônia.
“Para nós do Corpo de Bombeiros é uma grande honra fazer parte da sociedade ouro-pretana. Há 52 anos renovamos a cada dia, em cada atendimento, o compromisso com o cidadão de Ouro Preto e da região. Reforçamos equipamento e viaturas, colocando tudo isso a serviço da comunidade. Um orgulho para nós fazermos parte disso”, disse o comandante.
Em sua fala, o prefeito de Ouro Preto, um dos homenageados no evento, relembrou o cinco de novembro como a data do rompimento da barragem de Fundão, destacando a atuação dos bombeiros no atendimento às vítimas e cobrando da Fundação Renova a inclusão de Ouro Preto como território vitimado. Angelo anunciou ainda a construção de uma nova sede para a unidade de bombeiros em Ouro Preto e o projeto de um estacionamento de grande porte onde hoje funciona o quartel.
“A pandemia não nos possibilitou a comemoração do cinqüentenário dos bombeiros em Ouro Preto. Expressamos hoje toda nossa homenagem de reconhecimento e gratidão pelo meio século de dedicação na vida dos municípios da região dos Inconfidentes. Em breve, teremos a implantação de um novo quartel na entrada da cidade, onde havia o camping clube, para que os bombeiros tenham melhor condição de expansão e aquisição de novos equipamentos e atividades, ao tempo em que no quartel atual, antiga garagem municipal, seja implantado um projeto de estacionamento que contemple uma das maiores demandas do município, que é ter uma área para estacionamento no centro histórico”, finalizou.
Fundada em 30 de outubro de 1969, a 2ª Cia de Bombeiros em Ouro Preto conta atualmente com 61 militares e 11 viaturas, que atendem aos municípios de Ouro preto, Mariana, Itabirito, Cartas Altas e Diogo de Vasconcelos.
Foto: Neno Vianna
Texto: Wellington Silva - Assessoria de Comunicação